E-commerces 1P e 3P são modelos versáteis de negócio que estão em pleno crescimento no Brasil. Prova disso é que o mercado brasileiro deverá crescer 95% até 2025 e, como resultado, atingir US$79 bilhões em valor de transação, segundo o relatório The Global Payments Report 2022 divulgado pela FIS.
Logo, é essencial que os varejistas e empreendedores conheçam as semelhanças e diferenças entre as modalidades. Assim, será possível avaliar qual faz sentido investir.
Uma das maiores consultorias globais, a Mcfadyen traz um conceito que ajuda a esclarecer os tipos e fases de maturidade de um e-commerce: o Marketplace Maturity Model, que detalha cinco níveis de sofisticação de um e-commerce:
Nível 1: (1P) Comércio eletrônico de primeira parte: o lojista compra produtos, estoca, determina preços, vende em sua loja virtual e gerencia toda a logística de entrega e devoluções.
Nível 2: (2P) Dropship: é um modelo de operação em que o lojista recebe o pedido do cliente em sua loja virtual e repassa a ordem de compra ao fornecedor, que será o único responsável por providenciar o produto e enviá-lo ao consumidor. Logo, o lojista e o fornecedor trabalham sem estoque, sendo somente intermediários no processo de compra.
Nível 3: (3P) Marketplace: É um modelo que permite que outras empresas (sellers) vendam produtos em sua loja virtual utilizando sua marca. Nesse modelo os sellers possuem e gerenciam estoque. Para isso, o operador do marketplace recebe uma comissão por facilitar a transação.
Nível 4: Gerenciamento Quantitativo: gerenciamento baseado em dados (Data Driven Selling). Quantidades maciças de dados podem ser coletados, monitorados e usados para ajustar e evoluir o negócio. Muitos processos (por exemplo, gerenciamento de vendedores, curadoria de produtos) podem ser automatizados com base em métricas.
Nível 5: Otimização: o maior nível de maturidade de um comércio digital. A Amazon é um exemplo que está continuamente inovando com novos recursos, funcionalidades, modelos de negócios, mercados e integrações buscando incrementar sua proposta de valor.
De forma resumida esclarecendo e exemplificando o modelo 1P e 3P:
• 1P (first-party relationship): o modelo de venda 1P é quando uma empresa vende diretamente para o consumidor final através de uma loja online.
Ex: Lojas Marisa produz, estoca e vende diretamente para o cliente final.
• 3P (third-party relationship): o modelo 3P é o marketplace puro. Nesse modelo, a empresa transforma sua loja online em uma plataforma de marketplace. Desta maneira, ela disponibiliza sua loja online para outras empresas (sellers) venderem produtos
Ex: As Lojas Marisa permite a outras empresas (sellers) integrarem suas lojas e venderem seus produtos em sua plataforma.
Agora, confira os principais benefícios de avançar do 1P para o 3P:
• Aumentar a proximidade e o engajamento da empresa com o consumidor
• Nova linha de receita para o e-commerce
• Aumentar a fidelização e a recorrência da compra
• Melhorar a experiência de compra do consumidor
• Data Driven Selling – Possuir dados e informações sobre seus clientes para conhece-los cada vez mais
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