Dia do consumidor é a aposta para aumento nas vendas no primeiro trimestre para ecommerces e marketplaces.
O Dia do Consumidor foi criado nos EUA pelo então presidente John F. Kennedy, como forma de proteger os interesses dos compradores norte-americanos. A data ganhou relevância no Brasil recentemente e está sendo chamada de “Black Friday do primeiro semestre”, figurando no calendário do e-commerce brasileiro.
A data é comemorada no dia 15 de março, no entanto, houve uma tendência em expandir a data para a Semana do Consumidor, com uma semana inteira de promoções. E isso tem garantido resultados positivos. Dados da Social Miner apontam que, em 2020, os e-commerces faturaram R$3,62 bilhões na primeira quinzena de março – um crescimento de 23,5% em relação aos 15 dias anteriores.
Já a pesquisa da SimilarWeb indica que as principais lojas virtuais do Brasil registraram 13 milhões de visitas a mais na Semana do Consumidor. É notável o crescimento da busca por uma boa promoção nesse período. E cabe às operações de marketplace garantirem sellers que oferecem as melhores ofertas e uma experiência de compra incrível para atrair seus consumidores.
Por exemplo, os clientes da OmniK já estão preparados para aproveitar (e lucrar!) com marketplace no dia do consumidor. Dessa preparação, extraímos 4 dicas importantes para o sucesso das vendas em seus marketplaces. Confira
Dica 1: Ofereça promoções realmente atrativas
Não custa lembrar: o principal atrativo do marketplace no Dia do Consumidor são promoções e descontos vantajosos. Em outras palavras, que sejam vistos pelo consumidor como um diferencial. Acima de tudo, é importante selecionar produtos que tenham maior giro de estoque e/ou que estejam em tendência. Depois disso, analise as estratégias da concorrência, para sempre ter um referencial e garantir a competitividade.
Além disso, outras ofertas que podem atrair seu consumidor são frete grátis, kits de produtos, condições de pagamento especiais, etc. Portanto, o importante é garantir a satisfação do consumidor, mas, acima de tudo, que sejam vantajosas para o seu negócio, de forma a conquistar clientes e garantir lucro.
Dica 2: Priorize a melhor experiência para o consumidor – e conquiste a fidelidade dele!
Sim, o preço é algo relevante para a tomada de decisão do consumidor, mas não é só isso. Uma experiência de compra ruim pode gerar lucro agora, mas não garante a fidelidade.
Certifique-se de que seus sellers estão com equipes preparadas e funcionando com o máximo de eficiência. Além disso, seu marketplace deve estar preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia e rapidez. Da mesma forma, um atendimento eficaz e uma infraestrutura que suporte o volume de acessos é importante. Se o seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o seu site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra. Portanto, reúna o time de tecnologia e avaliem juntos se será necessário algum tipo de ação para garantir o grande fluxo de visitantes neste período.
O mais importante: uma experiência positiva para os compradores é a garantia de maior conversão e lealdade para o seu marketplace.
Dica 3: Divulgue as ações de forma estratégica
Planejar um cronograma de ações é o primeiro passo para aproveitar a semana do consumidor. Possivelmente, os compradores já estão pesquisando sobre os produtos que pretendem adquirir nesse período. Com base nos dados que o seu marketplace oferece, é hora de arregaçar as mangas.
Neste momento, explorar a mídia paga por buscas no Google ou remarketing no Facebook, Instagram é um caminho. Mas cuidado, pois nessa época a concorrência por mídia é alta, e pode elevar os preços dos anúncios, então seja estratégico: não invista aleatoriamente. Selecione produtos de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados. Além disso, trabalhe o engajamento, com cupons, ofertas por hora, por exemplo.
Portanto, essas dicas já são um bom começo para atrair novos e potenciais clientes.
Dica 4: Implemente soluções omnichannel
O comprador atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Mais do que nunca, investir em soluções omnichannel, integrando seu marketplace, seus sellers e seus canais de comunicação, será fundamental. Para atender as diferentes necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, ou seja, o consumidor escolhe se aguarda receber o produto em casa ou retira o pedido na loja física. Oferecer facilidade de escolha é a garantia de uma experiência extraordinária de compra em seu marketplace.
De acordo com o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor prefere receber as compras em casa, enquanto 31% se sente mais confortável retirando os pedidos na loja física. Então, a dica é: apostar no omnichannel ajuda seu marketplace a ser a principal escolha do seu consumidor nas próximas compras.
Conclusão
Em conclusão, apesar de já estarmos na semana do consumidor, essas dicas ainda podem ser trabalhadas. Se não for possível executar todas, foque nas que estão relacionadas ao engajamento e experiência do consumidor, porque serão essenciais para manter a credibilidade do seu marketplace. Depois disso, você pode levantar dados que servirão como referência para períodos similares.
No entanto, se você ainda não é um marketplace, analise a possibilidade. Você pode estar perdendo o seu consumidor, por não ter o produto que ele está procurando. Quem sabe, essas dicas podem ser o primeiro passo para aproveitar em 2022 as vendas através do marketplace no dia do consumidor.
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