A transformação digital da indústria farmacêutica por meio de plataformas digitais e transformação digital tem sido bastante discutida devido às reconfigurações sociais e econômicas do mundo atualmente. Isso porque vivenciamos em um contexto onde a necessidade de construir novos modelos de negócios, conectar-se às pessoas de forma mais real e trazer inovações aos mercados deixou de ser o futuro para se tornar o presente. Mais acelerado do que em qualquer outra época.
Todos os mercados estão se transformando e com o segmento farma não seria diferente. Buscar soluções que possam, ao mesmo tempo, reduzir custos, aumentar a produtividade enquanto oferecem a melhor experiência de compra é uma tarefa árdua e que exige um esforço empresarial para possibilitar uma mudança efetiva e que gere ótimo retorno. Com a pandemia da Covid-19, todo o mercado de saúde precisou se reinventar [na verdade, transformar-se] de forma acelerada para atender as necessidades de pacientes e consumidores. As plataformas digitais, portanto, reforçam a sua importância ao desenvolver a conexão entre negócios e pessoas, a partir de um contexto tão novo para todos.
Entre os modelos de plataforma existentes para esse segmento, a telemedicina foi uma das primeiras soluções que se aprimoraram ao longo da pandemia. Apesar de ser um projeto que ainda estava em experimentação, em poucas semanas precisou dinamizar o serviço para proporcionar atendimento médico de maneira remota a qualquer hora, em qualquer lugar, diante das incertezas trazidas pela pandemia. Com isso, outros segmentos da saúde acompanharam essas mudanças.
O varejo farmacêutico, neste caso, cresceu exponencialmente e fomentou a expansão do e-commerce e das plataformas de marketplace. A comprar de antibióticos, por exemplo, que exige receita médica e era proibido de ser vendido online, agora é possível com uma prescrição eletrônica, tornando-se uma funcionalidade essencial para ajudar médicos e pacientes daqui para a frente.
Além disso, com o desejo das pessoas de evitar aglomerações e o risco de contrair o coronavírus em ambientes fechados, adquirir produtos vendidos nas farmácias e drogarias físicas de forma online e segura ampliou o alcance das lojas virtuais e o fortalecimento das plataformas de marketplace. Neste caso, as farmácias e drogarias ofertam medicamentos e outros produtos sem alto investimento em estoque, mas com diversificação e agilidade para o consumidor.
A seguir, destacamos alguns pontos importantes para considerar na tomada de decisão em transformar negócios farmacêuticos em plataformas digitais de marketplace:
1. Varejo eletrônico farmacêutico alcança bons resultados
De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o segmento de e-commerce tem ganhado cada vez mais relevância: só entre janeiro e junho de 2020, as vendas pela internet ou pelo delivery de 26 redes afiliadas à Abrafarma movimentaram mais de R$ 718 milhões, valor 106,49% maior que o registrado no mesmo período de 2019. A receita do varejo farmacêutico também teve alta de 7,74%. Para 2021, a expectativa também é animadora. Segundo pesquisa da consultoria Ebit|Nielsen, o varejo do comércio eletrônico brasileiro deve crescer 26% e superar o faturamento recorde de R$ 110 bilhões do ano passado. E mais: previsões da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) indicam que o Brasil deve assumir, até 2023, a quinta posição do ranking mundial da indústria farmacêutica, que hoje é liderado pelos Estados Unidos.
Dados como esses mostram que o mercado farmacêutico na internet está aquecido e, mais do que nunca, é necessário investir em canais de vendas online para estar mais próximo do cliente e vender sem barreiras. Nesse contexto, transformar um e-commerce de farmácia em um marketplace bem estruturado pode fazer a diferença e trazer excelentes resultados para as empresas do segmento, como o aumento da oferta dos produtos, do ticket médio e das vendas. Por isso, é indispensável escolher uma boa plataforma de gestão de marketplace para assegurar uma jornada de compra agradável e intuitiva para o público-alvo.
2. E-commerce de farmácia aumenta vendas
O Farmácias App foi um dos que viu as vendas dos seus produtos de saúde, bem-estar e beleza dispararem. Um levantamento feito por eles entre os dias 18 de março e 26 de maio de 2020, quando comparados com 1º de janeiro a 17 de março, apontou que o volume de transações aumentou 938%. A receita subiu 662%, assim como o número de usuários: 825%.
Acreditamos que o futuro está nas soluções via negócios de plataforma
Em busca de aprofundar o debate sobre esses assuntos, a OmniK e a Driven.CX vão promover a live gratuita “Transformação digital na indústria fármaco: futuro e soluções via negócios de plataforma”, no dia 10 de junho, às 13h, ao vivo pelo Zoom. As inscrições já estão abertas ao público e podem ser feitas clicando aqui.
Na ocasião, o CEO da OmniK, Thiago Coelho, e o CEO da Driven.CX, Fabrizzio Topper, irão abordar quais os principais desafios e tendências de transformação digital para a indústria farmacêutica, como as plataformas digitais estão revolucionando o mercado farma e as vantagens de transformar os negócios desse segmento em marketplace. Participe!