As plataformas de marketplace B2B podem agilizar os processos de compra entre empresas, otimizando os processos para acelerar os negócios.
Que o marketplace revolucionou a forma como as pessoas realizam suas compras, já é bastante claro. No entanto, não foi apenas o marketplace B2C que cresceu. Vemos também o crescimento do marketplace B2B, onde as transações comerciais entre pessoas jurídicas buscam mercadorias para revenda ou insumos para o próprio negócio. Podemos dizer que o marketplace B2B não é uma moda passageira. A facilidade de, em alguns cliques fechar negócio com redução de custos e tempo de recebimento, movimenta as transações entre fabricantes, distribuidores e atacadistas.
Neste sentido, as plataformas de marketplace B2B otimizam vários processos e são vantajosas para otimizar as negociações comerciais da indústria e compras no atacado. Aos poucos, torna-se dispensável fazer várias ligações telefônicas e trocas de e-mails para realizar cotações, porque os processos digitais ampliam o portfólio de produtos e fornecedores. Confira outros detalhes e vantagens do marketplace B2B, que tem como foco a compra de insumo e transações de maior valor agregado entre os players.
Como funciona o marketplace B2B?
Na prática, esse modelo de negócio engloba, por exemplo, indústrias que vendem para distribuidores, fornecedores que comercializam para fabricantes e importadores que vendem para revendas. Um fabricante de biscoitos que vende seus produtos para uma rede de supermercados está realizando um tipo de negócio B2B, assim como uma indústria que comercializa máquinas para um produtor rural.
Uma das empresas que está realizando grandes transações B2B é a AB Inbev, uma das maiores cervejarias do mundo. A multinacional criou um mercado de distribuição B2B online para oferecer aos bares e restaurantes de vários países uma extensa seleção de produtos para estocar suas prateleiras e movimentar o varejo. Para se ter ideia, a plataforma gerou US $ 6 milhões no primeiro mês e, hoje, as vendas B2B representam 98% dos negócios da AB Inbev.
Outro case de sucesso é o Amazon Business. Plataforma B2B que fornece aos clientes empresariais o preço, a seleção e a conveniência da Amazon, com recursos e benefícios para empresas de todos os portes. Por meio da plataforma, fabricantes e distribuidores têm novas oportunidades no comércio B2B e podem atrair novos clientes que não poderiam ser alcançados por sistemas fechados. Atualmente, a Amazon Business já contabilizou U$ 10 bilhões em vendas globais.
Ao envolver empresas ao comércio eletrônico geral, o nível das transações aumentam em volume e faturamento, justificado pela necessidade de insumos e outros tipos de produtos e serviços para as organizações.
Com esse modelo cada vez mais fortalecido, principalmente durante a pandemia, a tendência é que esse modelo de negócio de solidifique. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria McKinsey, esse modelo business-to-business está passando por uma série de mudanças e as empresas que utilizam essa modalidade de negócio estão afirmando que as interações digitais com os clientes são duas vezes mais eficientes do que o formato tradicional, como visitas e demais ações presenciais.
Estruturamos abaixo alguns conceitos importantes para compreender o que é o marketplace B2B.
Tipos de marketplace B2B – com base no tipo de negócio
Dependendo dos produtos e serviços vendidos, um marketplace B2B pode ter duas estruturas:
Marketplace B2B vertical, quando atuando em um segmento específico. Ou seja, quando todos os players atuam com o fornecimento de produtos para um determinado mercado. Marketplaces para segmento automotivo, farmacêutico, químico, eletrônico, construção, etc. Digamos que você atue no ramo de construção, então, as plataformas digitais podem ajudá-lo a se conectar com todas as empresas que podem fornecer produtos e serviços relacionados à construção.
Marketplace B2B horizontal também, os produtos e serviços são de diferentes indústrias vendendo para empresas de diferentes segmentos. Pegando novamente o exemplo do mercado de construção, além de suprimentos e serviços de construção, esses mercados também permitem que você se conecte com empresas que podem fornecer móveis e outros produtos voltados para acabamento e decoração.
Tipos de marketplace B2B – com base no modelo de negócio
Sendo um marketplace B2B horizontal ou vertical, existem classificações quanto ao modelo de negócio de um marketplace para o ecossistema, que podem ser 3 tipos:
- Marketplace B2B de produtos: são plataformas que conectam diferentes empresas para atendimento de suprimentos de produtos. Por exemplo, uma construtora e um fornecedor de equipamentos.
- Marketplace B2B de serviços: conectam empresas que podem oferecer serviços umas às outras. Por exemplo, uma empresa de construção e um fornecedor de recursos humanos para engenheiros, operários, técnicos, etc. O mesmo também se aplica a uma empresa de construção e a uma empresa financeira.
- Marketplace B2B híbrido: é uma rede complexa que envolve relações B2B e B2C. Além disso, também envolve produtos, serviços, elementos B2B e B2C. Por exemplo, Amazon e Shopee são marketplace de serviços B2C, mas também atendem o B2B e OLX atende B2B, B2C e C2C. Ou seja, qualquer marketplace que oferece mais de um tipo de modelo de negócio é considerado híbrido.
A partir dessa categorização é possível pensar na série de oportunidades que estão disponíveis ao desenvolver um marketplace que atenda negócios B2B. Empresas do segmento industrial, por exemplo, podem construir novos modelos de negócio, ampliando o seu faturamento e desenvolvendo parcerias com grande potencial de fidelização ao possibilitar praticidade e escalabilidade a este modelo de negócio. Excelente, não é?
Marketplace B2B: um bom investimento?
Com o crescimento das vendas corporativas online, caso você seja um fornecedor buscando aumentar o alcance dos seus produtos, desenvolver uma plataforma de marketplace pode ser a estratégia que o seu negócio precisa. Os negócios de plataforma são financeiramente viáveis para diferentes portes de empresa e possibilitam novas formas de se conectar ao seu cliente.
Desenvolvendo o seu marketplace B2B com a OmniK, você terá acesso a um seller center com robustez e usabilidade para realizar a gestão da operação direcionada a dados, otimizar investimentos e ampliar sua carteira de sellers. Dessa forma, poderá integrar vários parceiros para oferecer aos seus clientes todos os recursos que essas empresas precisam para vender mais.
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