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Marketplace agro diminui as barreiras da transformação digital no campo

14/09/2021
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    marketplace agro

    Marketplace agro está entre as principais estratégias das agtechs

    Marketplace agro está ganhando cada vez mais espaço na indústria agrícola, diminuindo as barreiras geográficas e comerciais entre o campo, o digital, quem produz e quem consome.

    Graças à transformação digital, aos equipamentos mais modernos e aos modelos de negócios de plataforma, como o marketplace, o setor agro tem aproveitado as benesses da tecnologia. Seja para aprimorar a operação, atrair novos clientes ou elevar os lucros.

    Antigamente, os agricultores e produtores rurais passavam horas no telefone cotando produtos, serviços e fretes, bem como precisavam se deslocar até uma loja especializada para comprar matéria-prima e insumos.

    Hoje, eles podem adquirir ou comercializar o que desejam — seja grãos, sementes, trator, motosserra ou outros equipamentos — em poucos cliques e sem sair de casa: em marketplaces agrícolas.

    Marketplaces agro estão colhendo bons resultados

    Os marketplaces agrícolas são considerados marketplaces de nicho, pois vendem produtos de vários sellers de um mesmo segmento e para uma comunidade com interesses semelhantes.

    Nessas plataformas digitais, os agricultores são conectados aos fabricantes, indústrias e consumidores para que todos façam negócios no ambiente digital de forma segura. O objetivo é que, juntos, e de forma colaborativa, possam simplificar a cadeia de distribuição e garantir a chegada das mercadorias até o produtor rural.

    Dessa forma, esses marketplaces comercializam somente produtos utilizados pelo campo, como insumos, equipamentos, máquinas, animais, colheitadeiras, fazendas e até crédito rural. Com tantas ofertas e facilidades, os marketplaces agrícolas estão conquistando mais espaço e acessos.

    Prova disso é o MF Rural, um dos marketplaces de maior destaque do agronegócio, que recebe mais de três milhões de acessos por mês. Somente em 2020, a movimentação em negócios transacionados chegou a R$ 3,1 bilhões.

    Outro bom exemplo é a Orbia. Em 2020, o marketplace movimentou R$ 200 milhões em insumos agrícolas e vendeu mais de 75 mil toneladas de soja em apenas três meses.

    Brasil é líder na digitalização no campo

    Na agroindústria, a tecnologia está impactando a dinâmica dos negócios. Um exemplo é a digitalização acelerada com ferramentas digitais nas propriedades rurais. Portanto, todo o processo, da gestão da colheita até a administração dos recursos, evolui para a inovação do setor.

    Cada vez mais, grandes agricultores estão usando a tecnologia no campo, por meio de drones, GPS, maquinários inteligentes, sensores para análise e monitoramento do solo, entre outros recursos. O objetivo? Alcançar melhores resultados com as produções agrícolas e utilizar a inteligência artificial de maneira sustentável.

    Com isso, os produtores rurais têm aumentado a produtividade de seus negócios, facilitado as transações financeiras, agilizado a tomada de decisão e comprado insumos em marketplaces e outras plataformas digitais.

    No Brasil, esse cenário é promissor. Isso porque o país continua líder na digitalização no campo em relação aos seus principais concorrentes: a Europa e os Estados Unidos. Antes da pandemia, 36% dos agricultores brasileiros já preferiam os canais digitais para realizar compras de insumos e maquinários. Este ano, o número cresceu para 46%.

    Enquanto isso, nos Estados Unidos e na Europa, o crescimento foi de apenas 7% em relação a 2020, de acordo com o estudo “A Cabeça do Agricultor Brasileiro na Era Digital”, da consultoria McKinsey.

    Outro dado interessante é que um terço dos produtores brasileiros estão dispostos a vender até 70% de suas produções nos canais digitais como os marketplaces agrícolas.

    O agricultor usa mais a digitalização para cotar preços: mito ou verdade?

    Muito se especula sobre o agricultor brasileiro usar a digitalização apenas para cotar preços. A pesquisa da McKinsey, inclusive, derrubou esse mito e mapeou a jornada do agricultor. Foi identificado que ele também utiliza para suporte técnico, pesquisar preços e comparar ofertas.

    Como podemos perceber, os agricultores estão mais favoráveis à adoção de novas tecnologias e uso de ferramentas online. Por isso, o mercado de marketplaces agrícolas no país é uma realidade em expansão e está movimentando a economia.

    Se você percebeu a força dos marketplaces agrícolas e está pensando em montar a sua plataforma, fale com a gente clicando aqui. 

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