De olho na aproximação da Black Friday 2021, preparamos dicas para o seu marketplace entregar experiências marcantes aos clientes
Para ter sucesso na Black Friday 2021, os marketplaces precisam entregar experiência ao cliente. Isso porque 75% dos consumidores preferem gastar mais com empresas que geram uma boa experiência.
Dessa forma, a Black Friday 2021 não é somente uma data para ampliar as vendas. É uma oportunidade para fidelizar e atrair novos consumidores. Além de aumentar o tráfego e a visibilidade do marketplace.
Primeiramente, não basta apenas oferecer produtos com preços atrativos. Especialmente na Black Friday 2021, é preciso ir além. É necessário encantar o cliente em todas as etapas. Consequentemente, proporcionar uma experiência marcante. Seja no primeiro contato dele com a marca até o pós-venda. Toda interação dele com o seu marketplace importa.
Pensando nisso, separamos dicas para o seu marketplace ter bons resultados na Black Friday 2021. Confira abaixo!
1. Faça simulações no seu marketplace
Todo o processo de compra deve ser intuitivo e simples. Para começar, trace um mapa da jornada de compra. Identifique quais caminhos um comprador percorre dentro de cada fase.
Assim, você simula a experiência que ele tem no seu marketplace. Como resultado, você pode avaliar pontos de melhoria e falhas. Dessa forma, fica mais fácil traçar ações e estratégias eficazes.
Também faça simulações para conferir se a plataforma funciona bem. Afinal, o tráfego na Black Friday é intenso, concorda? Posteriormente, veja se os preços e os produtos estão certos. Confira as fotos e se elas estão em boa qualidade. Definitivamente, a imagem conta bastante na tomada de decisão.
2. Estude o perfil dos clientes
Para proporcionar uma experiência positiva, o marketplace precisa conhecer seus clientes. Por isso, use os dados a favor do seu negócio. Consulte as informações sobre as vendas na Black Friday dos últimos anos. Confira quais foram os produtos mais vendidos e as principais queixas. Veja se o ticket médio está aumentando ou diminuindo.
Além disso, analise as dores e as necessidades dos consumidores. Tudo isso será importante para as tomadas de decisão. Com essas informações coletadas, você vai identificar o que os clientes buscam e como agradá-los. Consequentemente, vai entregar uma experiência única para eles.
3. Analise o estoque para a Black Friday 2021
Um ponto importante é analisar o estoque dos sellers. Afinal, os marketplaces recebem vários pedidos em datas sazonais. Sendo assim, cheque com antecedência as quantidades e variedades dos itens.
Dessa maneira, você impede que o marketplace venda produtos que não estão disponíveis. Ou seja, evita prejuízos para o negócio e o usuário. Se você já preencheu o carrinho de compras e na hora do checkout os produtos apareceram indisponíveis, sabe o quanto essa experiência é frustrante.
Durante a Black Friday, sabemos que a concorrência é grande. Portanto, é um diferencial ter produtos em estoque com preços baixos.
4. Ofereça ofertas que sejam realmente boas
A proposta da Black Friday é oferecer bons produtos com descontos. Porém, se o seu marketplace não der descontos realmente bons, corre o risco de perder credibilidade. Além disso, há vários aplicativos que ajudam o cliente a identificar falsos abatimentos de preço.
Portanto, evite prejuízos e reclamações no Procon e na internet. Surpreenda o cliente e segmente os descontos de forma estratégica. Por exemplo, analise as regiões em que você consegue proporcionar frete grátis.
Também identifique os itens relevantes para uma estratégia desse tipo. Outra dica é: estude a margem de lucro sobre cada produto. Dessa forma, seu negócio reduz o preço de forma assertiva.
Conclusão
A experiência do cliente deve ser o foco na Black Friday 2021. Para encantar o consumidor, é preciso ir além da promoção. Ou seja, o cuidado com a experiência deve ser repensado para o período.
Por isso, é essencial que o seu marketplace esteja preparado. Lembre-se que essa época é ideal para atrair clientes em grande escala. Além de aumentar a fidelização. Portanto, capriche na experiência dos usuários. Dessa forma, todos saem ganhando e satisfeitos.
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