Saiba as principais tendências para a Black Friday 2021, uma das datas mais aguardadas pelo varejo digital e que impactará os marketplaces
Quem tem marketplace, e-commerce ou vende na internet, sabe que a Black Friday 2021 é uma das datas mais importantes do varejo. Tanto para incrementar as vendas quanto para conquistar novos clientes.
Em primeiro lugar, a Black Friday 2021, cujo dia oficial é 26 de novembro, é uma excelente oportunidade para todos. Seja para os operadores de marketplaces, os sellers ou os consumidores. Afinal, todos podem sair ganhando.
Para se ter ideia da força da data, vamos dar um exemplo. Em 2020, somente dois dias de vendas da Black Friday acumularam R$ 4,02 bilhões no comércio eletrônico. Isso significa uma alta de 25,1% nas vendas digitais em comparação ao ano anterior.
Este ano, as perspectivas para a ocasião são otimistas. Segundo uma pesquisa do Méliuz, 71% das pessoas pretendem ir às compras. Outras 17,3% enxergam a Black Friday 2021 como um bom momento de antecipar as compras de Natal.
Produtos que deverão ser os mais procurados na Black Friday 2021
O estudo do Méliuz apontou outros dados interessantes. Para 63,9% dos entrevistados, comprar um item de desejo é a grande motivação para fazer compras na Black Friday 2021. Nesse cenário, as categorias que devem ser mais procuradas pelos clientes são eletrodomésticos (49,6%) e acessórios e calçados (31,7%). Eletrônicos e informática (31,7%) e móveis e decoração (26,6%) também aparecem na lista.
Portanto, pesquise quais são os produtos de interesse do público do seu marketplace. Dessa forma, será possível mapear os mais interessantes e oferecer descontos agressivos. Consequentemente, você agrada seus clientes e se destaca da concorrência.
Consumidores preferem comprar online
A facilidade e a comodidade que os marketplaces oferecem continuam chamando a atenção dos consumidores. Isso quer dizer que essas plataformas digitais seguem sendo tendência na Black Friday 2021. Como resultado, 56,7% das pessoas pretendem realizar apenas compras online.
Mas se o seu negócio é omnichannel, temos uma boa notícia. 28,2% dos entrevistados preferem o consumo híbrido e vão comprar tanto em lojas físicas quanto em virtuais.
Fatores decisivos na hora de escolher onde comprar
Para os consumidores, existem fatores decisivos na hora de escolher onde comprar. São eles: menor preço (60,7%), benefícios como cashback e cupom de desconto (13,4%) e frete grátis (12,6%).
Ou seja, ao traçar o planejamento estratégico do seu marketplace para a Black Friday 2021, leve em consideração essas preferências. Além disso, avalie quais as facilidades que o seu negócio pode oferecer aos clientes.
Dicas para o seu marketplace aproveitar a Black Friday 2021
Agora você já sabe as principais tendências para a Black Friday 2021 e o que os consumidores esperam, não é? Mas queremos lhe ajudar ainda mais. Por isso, listamos dicas para você colocar em prática no seu marketplace e vender mais. Confira!
1. Planeje uma pré-campanha
Uma estratégia que o seu marketplace pode adotar é elaborar uma pré-campanha. Dessa forma, é possível antecipar algumas promoções ou benefícios para a ocasião. Assim, os clientes já têm um “gostinho” dos itens que estarão com preços acessíveis e ficam ligados na sua marca.
Por exemplo, se o seu negócio vai oferecer ofertas tentadoras ou frete grátis, comunique com antecedência no próprio site. Vale também anunciar nas redes sociais ou via e-mail marketing, ok?
2. Ofereça uma boa experiência de compra
Uma experiência de compra ruim provavelmente compromete as compras futuras, concorda? Por isso, pense como o cliente. Como você gostaria de ser atendido? Quais critérios ajudam a tornar a jornada de compra fluida e marcante?
Em suma, nossa dica é estabelecer um relacionamento próximo com o consumidor. Lembre-se também de oferecer uma experiência diferenciada e pensar em todas as etapas da venda com foco em encantá-lo.
3. Escolha uma plataforma de marketplace robusta
Como sabemos, o tráfego nas lojas virtuais e marketplaces sempre aumenta no período da Black Friday. Inclusive, muitos sites chegam até a ficar fora do ar por algumas horas. Dessa forma, escolher uma plataforma de marketplace robusta como a da OmniK faz a diferença para não perder vendas e clientes.
Portanto, invista em uma plataforma de referência no mercado. Caso você ainda não saiba as funcionalidades do Seller Center da OminK, clique aqui para agendar uma demonstração. Chegou a hora de você saber como levar seu negócio a outro patamar!