Marketplaces ainda causam muitas dúvidas, muito por desconhecimento das oportunidades deste modelo de negócio. Vamos desmistificar alguns agora!
Os mercados estão abrindo caminhos estratégicos para que as empresas desenvolvam seus canais de venda digitais, aprimorem a logística e o sortimento de produtos. Em paralelo, os consumidores buscam mais autonomia e priorizam a qualidade do serviço. Mesmo em um cenário tão propício para se reinventarem, muitas empresas não entendem totalmente o poder e o potencial da abordagem da plataforma – e é hora de mudar.
O Marketplace é uma plataforma onde vários vendedores competem em preço e você colhe os benefícios. Tanto os varejistas quanto as empresas B2B estão usando o marketplace para entrar rapidamente em novas categorias, complementar o sortimento que já possuem e participar das tendências que definem a transformação digital no varejo.
Hoje, os marketplaces assumem o faturamento de 78% do e-commerce no Brasil. No mundo, o volume de transações está ultrapassando os 50%. No entanto, as empresas ainda se preocupam com o esforço para gerir o negócio de plataforma e temem as percepções dos consumidores. Mesmo que um marketplace represente um negócio escalável, são reticentes à transição de preços, ao atendimento ao cliente e às responsabilidades com outras partes.
É momento de se desprender desses mitos e enxergar esse movimento como um importante passo para novas oportunidades de negócios baseados em plataforma e mercados em rede. Selecionamos os 5 mitos mais apontados pelas empresas e vamos tentar derrubar todos eles.
Mito nº 1: “Os mercados são complexos de construir e difíceis de gerenciar”
Marketplace é uma das maneiras mais fáceis de gerenciar e dimensionar vendas online de forma rápida e bem sucedida, porque o trabalho pesado fica para os sellers de confiança que estão conectados à plataforma. E, como a concorrência de preço e outros benefícios ocorrem entre os vendedores, as empresas não precisam microgerenciar todos os ativos.
Acredite: a adoção de um marketplace não precisa sobrecarregar sua força de trabalho. Tudo depende da utilização da tecnologia certa. A plataforma de marketplace da OmniK consegue oferecer diversos serviços automatizados que facilitarão ainda mais a gestão.
Aqui estão algumas vantagens que os marketplaces têm sobre outras soluções de comércio eletrônico que tentam alcançar a mesma variedade de qualidade e experiência do cliente:
- Um gerente de marketplace pode gerenciar vários sellers simultaneamente;
- Acompanhamento rápido do desempenho do vendedor e controle de qualidade automatizado;
- Integração com sua loja virtual atual;
- Fortalecimento da sua marca, mesmo integrando terceiros.
Mito nº 2: “Serei concorrente do meu parceiro”
Esse é um dos mitos que mais devem ser esquecidos. Possuir um marketplace é adotar uma abordagem estratégica e sistemática para integrar sellers que ajudem a melhorar o seu ecossistema e a sua marca. Mesmo mantendo a propriedade do ambiente, você pode gerenciar um grande suprimento de vendedores e obter um grande catálogo de produtos.
Mas, uma recomendação importante: antes da integração, busque qualificar todos os sellers, medir sua qualidade de serviço e priorizá-los de acordo com seus requisitos internos. E os benefícios serão para todos. Eles podem garantir a disponibilidade contínua de produtos e a variedade de opções enquanto você mantém sua marca.
Em uma relação onde o objetivo final do marketplace é a satisfação do consumidor, não existe espaço para concorrência. É a sua marca que está validando o produto e a credibilidade do seller. É ótimo que esses vendedores contribuam tanto para o seu ecossistema – criar produtos, gerenciar pedidos, envio e bom atendimento ao cliente – enquanto gere a lucratividade.
Lembre-se de que seus esforços se tornam uma extensão de sua marca; eles se tornam parte integrante da experiência do cliente.
Mito nº 3: “O consumidor ainda não compra diretamente do fabricante”.
Chamados de “fabricante.com” dentro do universo de e-commerce, as indústrias que vendem online diretamente ao consumidor atestam crescimento neste tipo de venda nos últimos anos.
Um estudo realizado pela Nielsen em 2018 apontou o aumento de 43% nos pedidos feitos diretamente pelos sites dos fabricantes, puxando o crescimento do e-commerce. Os setores que mais vendem online diretamente ao consumidor são os eletrônicos e eletrodomésticos, seguidos por perfumaria e cosméticos. E os que mais estão investindo nesta oportunidade são as áreas de telefonia e alimentos e bebidas.
Mais do que um mito, a indústria teme que o marketplace quebre a rede de distribuição e os revendedores. Neste caso, garantimos que é possível, com o marketplace, fortalecer esta parceria, já que neste modelo de negócio é a marca que promove as vendas. A transação será feita por meio da rede de revendedores, que exporta os produtos dentro do e-commerce da indústria.
A OmniK tem uma solução que une as redes de parceiros baseado na uberização. Conheça o Dynamic Sellers através deste link.
Mito nº 4: “Vou colocar a reputação da minha marca em risco”
Podemos afirmar: marketplaces não desvalorizam as marcas, nem interferem na reputação. Este modelo de plataforma, na realidade, leva muitos benefícios para todos os players, principalmente quando a empresa está em sintonia com a rede de distribuidores e revendedores que conduzirão a jornada de compra do consumidor final.
Mais do que isso, todas as marcas que se desafiaram a desenvolver um marketplace ensinam ao público o verdadeiro valor da marca. Isso porque, enquanto a empresa empodera seus sellers para vender o produto, a marca irá vender a experiência. Assim, estabelece um relacionamento próximo com consumidor, conhecendo seus anseios, desejos e necessidades, priorizando a melhoria contínua de todo o seu negócio.
Para que o marketplace na indústria seja bem sucedido, é importante preparar a rede de revendas para o modelo de negócio. Só adquirir a tecnologia sem preparar o lojista pode colocar tudo a perder. Por isso, os esforços devem focar em uma jornada bem mapeada e que possa transparecer a identidade da marca. Em um mercado tão competitivo como o de hoje, desenvolver um marketplace é um caminho para que a sua marca não seja esquecida e fortalecer o valor intangível que ela carrega.
Mito nº 5: “A logística no marketplace é complicada para indústrias de grande porte”
A logística é sim um desafio para a indústria na hora de despachar pedidos para o consumidor final, mas isso não impede que a operação de marketplace funcione com qualidade e viabilize um modelo especial para a indústria.
A empresa pode contar com soluções de fulfillment para solucionar o problema, por exemplo. Esta prática administra as operações logísticas e a cadeia de suprimentos para o marketplace. Adotar o serviço será muito importante para oferecer a melhor experiência para o consumidor, priorizando a qualidade do serviço em um mercado tão exigente.
Existem outras soluções, como contar com serviços de entregas dos revendedores. Estes parceiros podem negociar o serviço enquanto a indústria foca em levar mais clientes para os sellers através das campanhas de marketing e vendas. Esse diferencial competitivo pode ser conquistado entre as várias soluções disponíveis na OmniK.
Esses são apenas alguns mitos sobre marketplace que preocupam as empresas. Nós acreditamos que mitos existem para serem derrubados. Um marketplace tem o poder de transformar seu negócio, capitalizar os sistemas de conexão, redimensionar sua rede de parceiros, oferecendo mais valor para seus clientes. E onde você pode chegar?
Em um aumento do brand value da sua marca, fortalecendo-a a partir dos relacionamentos obtidos por oferecer uma variedade de produtos – desenvolvendo o ecossistema certo de maneira acessível e econômica.
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