A Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro e deverá alavancar as vendas online
A Black Friday 2022 promete ser a data ideal para alavancar as vendas no varejo. Isso porque a ocasião deve representar um momento de aquecimento do consumo. Assim como gerar expectativas no brasileiro para aproveitar as ofertas.
De acordo com um estudo do UOL e da MindMiners, 59% dos consumidores compraram apenas por meios digitais na Black Friday 2021. Esse dado demonstra que, apesar da reabertura do comércio, boa parte das pessoas ainda preferem comprar online.
Nesse cenário de vendas digitais, os marketplaces se destacam. Para se ter ideia, quase metade (48%) das compras online acontecem em marketplaces. Além disso, 86% dos brasileiros reconhecem os marketplaces como o canal mais conveniente de consumir.
Essa estratégia de omnicanalidade traz eficiência operacional, redução de custos e crescimento em receita com baixo investimento. Além da expansão de sortimento onde os consumidores dos clientes passam a ter maior fidelidade, engajamento e frequência de compra, tornando-se um vetor fundamental de criação de valor.
Comércio eletrônico faturou R$ 5,419 bilhões na Black Friday de 2021
Atualmente, a Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano. A última edição, inclusive, foi satisfatória para o varejo digital. Segundo a Neotrust, o comércio eletrônico faturou R$ 5,419 bilhões. Já o crescimento nas vendas foi de 5,8% em comparação com 2020. Da mesma forma, o ticket médio cresceu 6,4%.
Entre as categorias com maior faturamento, telefonia ganhou destaque. Logo depois, apareceram eletrodomésticos, eletrônicos e informática. Ao todo, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos com suas compras.
Além disso, outros números mostraram a importância do varejista investir em omnicanalidade. Ou seja, estar presente tanto no online quanto no offline. Por exemplo, o “pick up in store”, modalidade na qual o comprador realiza o pedido online e retira na loja, cresceu 139%.
Do mesmo modo, o “ship from store”, quando o cliente compra online e recebe o produto na loja física mais próxima, aumentou 44% em relação a Black Friday de 2020.
50% dos consumidores pretendem comprar algum produto na Black Friday 2022
Para a Black Friday 2022, as projeções são otimistas. 50% dos consumidores pretendem comprar algum produto, de acordo com uma pesquisa da Globo. Esse número, inclusive, representa um crescimento de 3% em comparação com 2021. Na classe A, a expectativa de consumo é ainda maior. 65% planejam comprar algum item na data.
Definitivamente, esta Black Friday será diferente das outras edições. Isso porque ela acontecerá em 25 de novembro, em pleno clima de Copa do Mundo, pós-eleições e décimo terceiro. Inclusive, todos esses fatores devem gerar uma expectativa alta para o varejo.
Dessa forma, planejar a campanha da Black Friday desde já pode fazer a diferença nos resultados do seu negócio. Portanto, se você é varejista, que tal estruturar o seu marketplace para atrair mais clientes sem depender das lojas físicas? A seguir, listamos as grandes vantagens que o marketplace traz para o varejo.
Quais as principais vantagens de um marketplace para o varejo?
#1 Ter uma nova linha de negócios mais saudável
Primeiramente, o marketplace promove uma linha de receita com potencial altamente escalável. Logo, um marketplace pode apresentar crescimento acelerado sem precisar aumentar os custos na mesma proporção. Desse modo, a marca alcança bons resultados com baixo investimento e recursos.
Para ter um marketplace escalável, uma dica é variar os sellers. Assim, com vendedores de todos os tamanhos é possível gerar mais oportunidades dentro do ecossistema e criar uma rede diversa de preços. Afinal, quanto mais sellers e maior sortimento de ofertas, mais clientes são atraídos para o marketplace.
#2 Adotar um modelo econômico de negócio sem custo de estoque
Outro benefício é que o marketplace é um modelo de negócio econômico. Ao contrário do e-commerce que precisa investir em produtos e armazenagem, o marketplace não necessita de estoque próprio. Isso porque os sellers cadastram os produtos e fomentam o crescimento orgânico do ecossistema.
#3 Ganhar relevância digital e visibilidade
Por fim, o marketplace permite a marca ser conhecida além do seu espaço físico. Com isso, ela ganha relevância digital e mais um canal de vendas. Assim, o cliente pode escolher se compra online ou offline.
Além disso, com sellers espalhados por diferentes lugares, o marketplace consegue propagar a marca e ter maior alcance e visibilidade em regiões antes não alcançadas.
Em suma, criar um marketplace pode ser fundamental para o varejista que deseja expandir seu negócio e fazer grandes vendas na Black Friday. Inclusive, ainda dá tempo de criar um marketplace para a ocasião.
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