Confira o Calendário 2022 de vendas para você saber quais são as principais datas comemorativas do comércio eletrônico e planejar o seu negócio
Você já conferiu o calendário de 2022 e as principais datas comemorativas? Desde já, não se preocupe caso não tenha feito isso. Preparamos um calendário focado nas datas mais relevantes do comércio eletrônico. Sendo assim, você pode usar esse material para fazer o planejamento estratégico do seu negócio. Além disso, para conferir dicas de como aproveitar as ocasiões e ampliar as vendas. Baixe aqui, compartilhe com sua equipe e consulte sempre que quiser!
Motivos para ter o Calendário 2022 em mãos
Em primeiro lugar, não precisa ser varejista para saber que as datas sazonais impactam nas vendas. Boa parte das pessoas costumam ir às compras nessas ocasiões. O Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são datas que movimentam o comércio. Seja eletrônico ou físico.
Por isso, essas datas são boas oportunidades para os marketplaces. Assim como para e-commerces e pessoas que vendem online. Elas ajudam a atrair novos clientes e reativar os antigos. Além disso, criam senso de urgência nos consumidores. Consequentemente, possibilitam alavancar as vendas em diversas épocas do ano.
Segundo o NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem comprar online. Portanto, se bem planejadas, as datas sazonais podem incentivar o crescimento das marcas. Além de aumentar a credibilidade, receita e volume de clientes. Ou seja, que tal começar o seu planejamento estratégico? Veja no nosso calendário 2022 sugestões para criar campanhas e promoções temáticas.
As 10 principais datas do Calendário 2022 do comércio eletrônico
Ao longo do ano, existem as datas mais conhecidas e esperadas. Dia das Crianças e Black Friday, inclusive, são algumas delas. Entretanto, é importante analisar quais fazem sentido para a marca. Por exemplo, se uma empresa vende biquínis, investir em uma campanha no Dia dos Pais não é a melhor estratégia.
Por outro lado, há datas relevantes para todo o varejo. Nesse caso, podemos citar o Natal e Dia do Cliente. Mas como preparar o marketplace ou e-commerce para essas ocasiões? Crie estratégias de acordo com o seu público-alvo. Estude oferecer promoções ou descontos para as datas corretas de acordo com seus produtos. Analise os dados para saber quais produtos tiveram mais ou menos procura. Por fim, descarte aquelas que não tenham ligação com seu nicho.
A seguir, listamos as 10 principais datas do calendário 2022:
15 de março: Dia do Consumidor
15 de abril: Páscoa
8 de maio: Dia das Mães
12 de junho: Dia dos Namorados
14 de agosto: Dia dos Pais
15 de setembro: Dia do Cliente
12 de outubro: Dia das Crianças
25 de novembro: Black Friday
28 de novembro: Cyber Monday
25 de dezembro: Natal
Dicas de planejamento para extrair ao máximo as oportunidades
#1 Analise os dados das datas comemorativas dos últimos anos
Primeiramente, analise os dados dos anos anteriores do seu marketplace. Veja quais ocasiões seu negócio teve campanhas temáticas. Verifique as ações bem-sucedidas e os produtos preferidos do público. Essas estratégias são boas para avaliar o que deu certo. E o que pode ser melhorado também. Dessa forma, é possível avaliar quais datas costumam atrair consumidores.
#2 Estude o perfil dos seus clientes
Outra dica importante: estude os perfis dos seus clientes. Por isso, avalie as dores e as necessidades deles. Consulte como eles preferem comprar. A partir disso, você consegue entender melhor a jornada do consumidor. Desse modo, fica mais fácil traçar estratégias de marketing para atraí-los. Como também melhorar o nível de satisfação do cliente.
#3 Avalie se vale a pena oferecer frete grátis
O valor do frete é um fator decisivo no momento da compra, concorda? Ele influencia diretamente na tomada de decisão. E pode, inclusive, desestimular o cliente a fechar a compra. Por outro lado, um frete justo ou gratuito conquista clientes.
Por esses motivos, estude sua estratégia de precificação. Avalie se o frete grátis é capaz de comprometer a operação. Ele pode prejudicar o fechamento no final do mês? Vai interferir na margem de lucro? Pense no que é viável para o seu negócio!
#4 Escolha uma plataforma robusta
O tráfego nos marketplaces e e-commerces sempre aumenta nesses períodos. Inclusive, muitos sites chegam até a ficar fora do ar. Dessa forma, escolher uma plataforma de marketplace robusta, como a da OmniK, faz a diferença para não perder vendas e clientes.
Afinal, contar com uma boa plataforma de marketplace é essencial. Tanto para evitar surpresas quanto para garantir que tudo funcionará bem durante os períodos de alta demanda. Imagine seu site cair em pleno Natal ou Black Friday? Além de prejudicar o faturamento, essa situação pode diminuir a credibilidade da marca. Por isso, é primordial ter uma plataforma que ofereça suporte técnico.
Portanto, invista em uma plataforma de referência no mercado. Aqui, na OmniK, desenvolvemos uma plataforma modular e de fácil configuração. Ela permite avaliar a performance do marketplace. Assim como mapear o ciclo de vida do pedido. Também mostra indicadores de qualidade e performance da operação. Além disso, controla a interação entre o cliente e o fornecedor. Para saber mais, fale com um dos nossos consultores aqui.