A Cyber Monday acontece no dia 29 de novembro e pode ajudar o seu marketplace a vender mais e atrair novos clientes. Descubra como!
A Cyber Monday está crescendo cada vez mais no Brasil. Consequentemente, está ganhando destaque no varejo digital e nos marketplaces. Por isso, a Cyber Monday é uma boa oportunidade para liquidar o estoque da Black Friday. Além de aumentar o faturamento do marketplace antes do Natal.
Primeiramente, a Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos. Desde o início, chamou atenção por causa dos descontos expressivos. Até hoje, a data é quase uma extensão da Black Friday. Entretanto, ao contrário da Black, a Cyber Monday acontece somente online. Neste ano, a Cyber Monday acontecerá em 29 de novembro.
Panorama da Cyber Monday 2020 no Brasil
Em 2020, a Cyber Monday movimentou o comércio eletrônico brasileiro. Segundo a Neotrust, as compras online somaram R$ 702,7 milhões. Um aumento de 41,8% em relação ao mesmo período de 2019.
Além disso, o ticket médio também teve alta. Os consumidores desembolsaram, em média, R$ 462,13 nas compras. Ainda de acordo com o levantamento, 34,7% dos pedidos foram de pessoas entre 36 e 50 anos. E mais: 58% das vendas foram feitas pelo público feminino.
Entre as categorias mais vendidas, três se destacaram. São elas: moda, acessórios e perfumaria. Entretenimento, artigos para casa, móveis e decoração também foram muito procuradas.
Como o seu marketplace pode vender mais na Cyber Monday 2021
Agora você já entendeu um pouco sobre a edição passada. Que tal começar os preparativos para a Cyber Monday 2021? Desde já, planeje ações estratégicas para o seu marketplace. Ou seja, não espere acabar a Black Friday para pensar na Cyber. Nesse sentido, uma dica é aproveitar o estoque da Black.
Faça promoções com os produtos que sobraram. Analise os que tiveram uma boa procura. Preste atenção nas categorias que fizeram sucesso na Cyber 2020. Assim, você poupa esforços e aproveita as tendências de mercado. Dessa forma, será possível otimizar as vendas do seu marketplace. A seguir, listamos mais algumas sugestões para você!
#1 Invista em divulgação
Como vimos, o volume de vendas na Cyber é alto. Sendo assim, a concorrência é acirrada e seu negócio precisa se destacar. Por isso, é importante investir fortemente em divulgação. Ou seja, utilize os canais de comunicação disponíveis.
Por exemplo, redes sociais, mídia paga, e-mail marketing e newsletter. Aposte nesses canais para anunciar os descontos e as ofertas. Assim como para tirar dúvidas e interagir com o público.
#2 Tente reduzir o abandono do carrinho
Constantemente, os clientes abandonam o carrinho de compras no marketplace. Seja pelo valor do frete cobrado ou prazo de entrega. Portanto, para vender mais nesta Cyber, tente reduzir esse abandono. Uma boa saída é diminuir as etapas de checkout.
Outra opção é usar o e-mail marketing para informar que os produtos colocados no carrinho pelo comprador estão em promoção. Dessa forma, você relembra os itens que ficaram abandonados. Isso pode despertar novamente o interesse do usuário.
#3 Feche parcerias com transportadoras
Antes de tudo, seja transparente com o consumidor. Informe a política de prazos, datas de entrega e formas de envio. Simultaneamente, não esqueça de fechar parcerias com as transportadoras. Assim, você consegue garantir que os envios sejam feitos no prazo. Como também evita que os pedidos sejam devolvidos ou cancelados.
Lembre-se que, caso o marketplace não faça o envio dentro do tempo, pode proporcionar uma experiência negativa ao cliente. Definitivamente, você não quer que isso aconteça, não é?
#4 Organize com atenção a sua operação para a Cyber Monday
A Cyber Monday gera alto tráfego de consumidores nos marketplaces. Logo, os sites ficam sobrecarregados com o grande fluxo de visitantes. Por isso, é necessário redobrar alguns cuidados que influenciam na experiência de compra.
Sendo assim, organize com atenção a sua operação. Cheque se a navegação do site está boa e veloz. Confira se as descrições dos produtos estão certas. Observe a qualidade das imagens dos produtos. Além disso, confira se o checkout está intuitivo. Por fim, garanta que a sua equipe de atendimento esteja treinada.
Conclusão
Em suma, a Cyber Monday aumenta a sua importância no calendário varejista brasileiro a cada ano. Atualmente, ela é considerada uma extensão da Black Friday. Isso significa que a data pode ser aproveitada para queimar estoques da Black e coletar dados para o Natal.
Além de elevar o ticket médio do marketplace, já que os clientes gastam mais quando encontram promoções atrativas. Por isso, a Cyber é a oportunidade ideal para alavancar as vendas. Assim como gerar valor para a marca e fidelizar clientes.
Portanto, a Cyber Monday pode ser uma fonte de lucro para o seu marketplace. Comece agora a preparar o seu negócio para a ocasião e boas vendas!