Certamente você sabia que o Dia dos Namorados é uma data comemorativa criada pelo publicitário João Dória (pai do governador de São Paulo, João Dória), para aumentar o volume de vendas durante o mês de junho. Desde 1948 até hoje, ela é uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro.
A celebração do dia 12 de junho em 2021 promete movimentar positivamente o varejo e encerrar o primeiro semestre como uma boa oportunidade de faturamento. As previsões estimam que o crescimento das vendas seja de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado e totalize R$1,8 bilhão, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Já segundo a projeção da Neotrust, empresa de Data Intelligence de e-commerce, o faturamento em comparação a 2020 deve ter um crescimento de 10%, chegando a R$ 6,9 bilhões só no online. O ticket médio também deve crescer 12%, ficando na casa dos R$ 452. Contudo, o número total de pedidos deve cair em 3 pontos percentuais (a previsão é que 15,2 milhões de compras sejam concretizadas até a data).
Entre os clientes da OmniK, a Onstores já prevê que as vendas serão 10 vezes maiores em relação a 2020 em seu marketplace!
O Dia dos namorados é mais lucrativo?
Se essa boa expectativa se confirmar, o Dia dos Namorados vai voltar a ser uma das datas comemorativas mais aquecidas após dois anos de queda nas vendas, já que em 2020 a receita caiu 4,9% devido à pandemia, que fez com que o consumidor mudasse a forma de consumir e celebrar a ocasião. Apesar disso, as lojas virtuais conseguiram faturar R$4,1 bilhões no período, segundo o estudo Webshoppers 43ª edição. Neste ano, o hábito de comprar online em e-commerce e marketplaces deve se intensificar por causa da facilidade de fazer vastas pesquisas e comparativos de preços, das diversas opções de métodos de pagamento e de ser mais seguro adquirir um presente na internet do que frequentar locais públicos e correr o risco de contrair Covid-19.
O que os consumidores pretendem comprar?
Para a CNC, peças de vestuário, calçados e acessórios devem ser muito procurados na hora da escolha dos presentes e movimentar R$797 milhões. Além disso, os ramos de utilidades domésticas e eletrônicos, supermercados, farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos também estimam bons lucros. Já quando o assunto é joias e bijuterias, a projeção da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro é que a categoria aumente as vendas em aproximadamente 10%.
Grande parte do público planeja comprar pela internet
A facilidade de comprar pela internet tem cativado cada vez mais os consumidores brasileiros, sobretudo em ocasiões especiais como o Dia dos Namorados. Foi isso o que constatou uma pesquisa realizada pela Shopee Brasil: 68% dos participantes indicaram que vão preferir ir às compras na web. Outro levantamento feito pela Social Miner, All iN e Opinion Box prevê que 44% dos consumidores planejam procurar por presentes nos sites de busca, como o Google e Bling. O ticket médio que 11% afirmaram que estão dispostos a gastar é de até R$50; 31% desejam desembolsar de R$51 a R$100; 23% de R$101 a R$200, enquanto que 13% devem investir entre R$201 e R$300. A forma de pagamento que grande parte (57%) pretende escolher é o cartão de crédito (a prazo).
A sondagem apontou, ainda, que a categoria preferida para presentear é moda e acessórios (50%), seguida por beleza e cosméticos (39%), bem como eletrônicos e informática (32%). Dentre os indecisos que ainda não definiram se vão presentear alguém, 75% disseram que vão consumir em lojas virtuais que tiverem bons preços e promoções e 52% afirmaram que vão levar em conta as vantagens no frete.
O dia dos namorados encerra o calendário do varejo no primeiro semestre e, diante do cenário promissor que a data apresenta, projetamos boas perspectivas para o segundo semestre. Com um marketplace, as chance de aumentar o faturamento são maiores, porque será possível ampliar o portfólio de produtos com redução de custos e ampliar o mercado consumidor. Que tal investir em um marketplace ainda este ano? A OmniK pode ajuda o seu negócio a se transformar em um marketplace escalável para as datas do segundo semestre.