Copia-de-_LoginCopia-de-_LoginCopia-de-_LoginCopia-de-_Login
  • Seller Center
  • Professional Services
  • Hub
  • Segmentos
    • Agro
    • Banking
    • Educacional
    • Indústria
    • Saúde
    • Varejo
  • Por que a OmniK?
  • Blog
  • Português
    • Português
    • English
    • Español
Fale conosco
✕

E-commerce e marketplace: quais são as diferenças entre esses canais?

25/11/2021
Categorias
  • Sem categoria
Tags
    e-commerce

    E-commerce e marketplace são dois excelentes canais de vendas para disponibilizar produtos online para o consumidor. Mas quais são as diferenças entre eles?

    E-commerce e marketplace são as principais formas de vender online. Mas qual desses modelos de negócio vale mais a pena? Existem diferenças entre esses canais de vendas? 

    Primeiramente, esses dois modelos de negócio online não são iguais. Cada um tem suas características, vantagens e seus pontos positivos. Por isso, é necessário conhecê-los bem antes de decidir em qual investir. Afinal, iniciar um negócio é um investimento e demanda planejamento.

    De antemão, considere que essa escolha vai influenciar uma série de coisas. Na imagem da sua marca, na lucratividade, na visibilidade. Além de impactar no relacionamento com o público. Sendo assim, analise qual é o mais vantajoso para o seu negócio. Para facilitar a sua decisão, continue lendo este artigo!

    E-commerce: o que é e como funciona?

    No Brasil, o e-commerce e o marketplace só crescem. Em 2020, o e-commerce cresceu 41% e faturou R$ 87,4 milhões. Já o marketplace foi responsável por 78% do faturamento no e-commerce. Mas, na prática, como eles funcionam e operam?

    Em primeiro lugar, o e-commerce é a comercialização de produtos e serviços pela internet. Por isso, as transações são realizadas por dispositivos eletrônicos. Seja smartphone, tablet ou computador. Em outras palavras, o e-commerce é uma loja online própria. Ou seja, ela é exclusiva da marca. 

    Nesse modelo, o proprietário é o responsável por pensar na infraestrutura. Ele é quem contrata uma plataforma de e-commerce. Assim como verifica a ferramenta de pagamentos. Além disso, ele também compra e armazena o produto. Ou seja, não existe um intermediador. A negociação é feita entre a loja e o consumidor. Do mesmo modo, realiza a entrega para o cliente final. 

    Então, para expandir o negócio é necessário comprar mais produtos. Além de aumentar a capacidade de armazenagem e o estoque. Fora esses fatores, o e-commerce tem outras particularidades. Uma delas é a necessidade de investir em marketing digital. Afinal, o marketing é essencial para a marca ser divulgada e conhecida. Logo, o e-commerce consegue alcançar novos clientes e mais tráfego.

    Além disso, o marketing ajuda a adequar as propostas de valor dos produtos. Como também permite conhecer os desejos e as expectativas dos consumidores. Dessa forma, torna-se viável atrair mais público e mais vendas.

    Porém, o e-commerce tem um ponto que merece atenção. A necessidade de investimentos diretos e fluxo de caixa é alta. Ou seja, isso impacta na capacidade de crescimento do negócio.

    Marketplace: qual o conceito e como opera?

    Por outro lado, o marketplace é um shopping virtual. Ele conecta oferta (vendedores) e demanda (consumidores). Logo, diversos lojistas estão reunidos em um mesmo espaço. Nesse sentido, o operador do marketplace é quem monetiza essa conexão. O operador também cadastra lojistas, que são chamados de sellers. São os sellers, inclusive, que oferecem os produtos e serviços.

    Eles não precisam se preocupar com a infraestrutura e cibersegurança. Nem com a manutenção da plataforma e a operação. Essas responsabilidades ficam a cargo do proprietário do marketplace. Assim como a política de privacidade e os pagamentos.

    Ao cadastrar ofertas, os sellers fomentam o crescimento orgânico do ecossistema. Isso faz com que seja possível o marketplace ter menor investimento direto em infraestrutura e marketing quando comparado ao e-commerce. 

    Dessa forma, quanto mais parceiros e maior sortimento de ofertas, mais clientes são atraídos para o marketplace. Por isso, o investimento inicial em marketplace tende a ser menor do que em e-commerce. Outra diferença é que o marketplace é mais simples de ser administrado. Tanto do ponto de vista burocrático como operacional.

    Outro ponto importante é que cada marketplace cria as próprias regras. Entretanto, o modo geral de funcionamento é o mesmo. A plataforma autoriza várias marcas a divulgarem suas mercadorias. Por não haver distinção entre elas, a exposição não é exclusiva do seller.

    E-commerce x marketplace: qual escolher?

    Definitivamente, tanto o marketplace quanto a loja própria possuem grandes vantagens. Ambas são ótimas opções para começar a vender online. Porém, é necessário analisar as características da sua empresa. Faça um estudo e um planejamento estratégico para avaliar qual é mais vantajoso. 

    Aliás, você tem um plano de negócios feito? Analisou o seu mercado para saber qual é mais viável? Terá estoque ou não? Qual valor pretende investir? Com essas informações e sabendo as diferenças entre os dois canais, você vai tomar uma decisão acertada.

    Se você optar por marketplace, conte com a OmniK. A OmniK tem expertise em transformar negócios em marketplace. A plataforma da OmniK é simples, modular e de fácil configuração. Por isso, qualquer marketplace pode ser criado com agilidade e baixo investimento. Para entender melhor, fale com um consultor OmniK clicando aqui.

    Compartilhar
    siteomnik
    siteomnik

    Relacionados

    marketplace b2b​
    04/02/2025

    Marketplace B2B: revolucionando os negócios entre empresas


    Leia mais
    marketplace in
    22/08/2022

    Marketplace in: conheça os benefícios para a indústria


    Leia mais
    omnik novo ceo
    29/07/2022

    OmniK anuncia Matheus Pedralli como novo CEO da empresa


    Leia mais

    Buscar

    ✕

    Newsletter

    Inscreva-se para ficar por dentro das novidades!

    Categorias

    • B2B
    • B2C
    • Casos de Sucesso
    • Eficiência operacional
    • Estudos e tendências
    • Liderança e Estratégia
    • Logística e Supply Chain
    • Produto e Tecnologia
    • Sem categoria
    • Vendas Digitais

    Posts Recentes

    • Transforme seu ecommerce com o modelo multivendedores0
      Evolução do mercado digital: O papel do Modelo Multivendedores
      13/05/2025
    • Cross docking0
      Cross Docking: o que é e seus benefícios para a gestão de estoque
      29/04/2025
    • 0
      Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?
      03/04/2025
    • Plataforma multivendedores0
      Plataforma multivendedores: o que é e seus benefícios para negócios digitais
      26/03/2025
    • Dropshipping x marketplace0
      Dropshipping x marketplace: qual a diferença?
      21/02/2025
    imagem



    Parceiros homologados


    imagem

    Conheça:

    Home

    Seller Center

    Hub

    Por que a OmniK?

    Fale com especialistas

    Blog

    Portal de APIs

    Segmentos:

    Agro

    Banking

    Educacional

    Indústria

    Saúde

    Varejo

    imagem WhatsApp: (11) 96595-7088

    Contato: (11) 3158-1049 / (11) 98809-9824

    imagem Endereço: Rua Bela Cintra, 986 - 2º andar
    01415-906, São Paulo/SP
    Politica de segurança - Condições Gerais de Uso - Política de Cookies - Menções Legais
    Copyright © OmniK - 2024 - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: BYB
      Fale conosco
      • Sem traduções