Evento “Tendências de mercado para vendas online” reuniu convidados e especialistas para discutir novidades e soluções em marketplaces
O evento “Tendências de mercado para vendas online”, realizado pela OmniK, empresa do Grupo FCamara, em parceria com a ClearSale e Anymarket, no dia 10/03, no novo escritório do Grupo, reuniu convidados para discutir novidades e soluções em marketplace.
Primeiramente, os convidados participaram de um coffee break. Logo depois, acompanharam palestras de profissionais renomados e experientes. Na ocasião, o CEO da ACE Cortex, Luís Gustavo Lima, palestrou sobre como empresas líderes de mercado criaram seus próprios marketplaces.
Fatores essenciais para o marketplace ter sucesso
Segundo Lima, a cada 10 startups unicórnios, 7 são marketplaces. “O marketplace promove ativamente interações entre diferentes parceiros em um mercado multilateral. Por isso, escala mais rápido do que um negócio tradicional”, disse.
Para o especialista, três fatores são essenciais para o framework dos marketplaces. São eles: rede, infraestrutura e dados. Além disso, os marketplaces precisam ter funções básicas para alcançar sucesso. Nesse sentido, ele citou conveniência, discovery e confiança como exemplos.
“A conveniência ajuda a remover fricções associadas a se conectar com o fornecedor. Por exemplo, se minha mãe acessar um marketplace e não localizar logo na primeira tela o botão de seguir, ela vai sair do site. Isso é fricção. Já o discovery ajuda os usuários a identificarem o melhor seller. Por outro lado, a confiança assegura que a oferta é legítima”, comentou. Por fim, Lima apresentou os cases do Facebook, da Gerdau e da Natura.
Como impulsionar a performance das vendas no marketplace?
Em seguida, foi a vez do CEO da Universidade Marketplaces, Alexandre Nogueira, compartilhar seus conhecimentos. Na oportunidade, ele explicou como impulsionar a performance das vendas no marketplace.
“O marketplace é um equilíbrio entre margem e volume. Portanto, controlar a operação é fundamental. Além disso, também indico analisar o mercado e compreender as regras de relevância. Outra sugestão é investir em promoções, campanhas e estratégias individuais”, pontuou.
De acordo com Nogueira, é importante que o seller tenha um assessor de conta. “Um seller assessorado consegue ter uma estabilidade de faturamento espalhado em produtos diferentes”, falou.
Evento misturou networking com troca de ideias
Antes e depois das palestras, os convidados participaram de rodadas de negócios e experiência com cafés. Como não poderia deixar de ser, o evento seguiu todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde.
Segundo o Head da OmniK, Thiago Coelho, o evento foi relevante para discutir ideias e soluções. Para o executivo, a expectativa é que o marketplace conecte ainda mais o varejo com a omnicanlidade. “A tendência é que as empresas busquem soluções mais acessíveis. Nesse sentido, o marketplace é uma maneira de divulgar o produto em diferentes canais de forma mais barata. Em outras palavras, é uma oportunidade bem competitiva”, afirmou.
Em suma, o evento cumpriu com o propósito. Os convidados compartilharam experiências, tiraram dúvidas e fizeram networking. Além disso, descobriram as tendências do momento para as vendas digitais. Assim como conheceram o novo espaço da FCamara e imergiram no universo dos marketplaces.