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Fulfillment como vantagem competitiva para o seu marketplace

21/06/2021
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    fulfillment

    Entenda como o modelo operacional logístico fulfillment facilita os processos de armazenagem e entrega de produtos para os marketplaces.

    Plataformas de marketplace precisam continuamente oferecer ótimos benefícios e ofertas para se manterem competitivas. Entre eles, os serviços de entrega, sem dúvida, é o mais atraente. O fulfillment, neste caso, pode ser um importante aliado para dar mais agilidade à operação e melhorar a experiência do cliente.

    Para um seller, tomar conta de toda a operação logística pode não ser tão fácil. Ao estruturar o fulfillment, o marketplace passa a oferecer um serviço para cuidar de todo o processo de armazenagem e logística para os sellers no markerplace. Exemplos como os da Amazon e do Mercado Envios representam como os marketplaces podem se beneficiar e, ao mesmo tempo, facilitar a experiência de parceiros e clientes.

    Pelo workflow fulfillment de Mercado Envios, você identifica como a jornada dos players pode ser facilitada com ações práticas para otimizar as entregas.

    marketplace fulfillment 2

     

    Antes de tudo, vamos explicar detalhamente o que é o fulfillment. Em seguida, apontamos as vantagens do modelo para o seu marketplace.

    O que é fulfillment?

    A palavra vem do verbo em inglês “fulfill”, que podemos traduzir como “cumprir” ou “atender” a algo.

    Então, o fulfillment define um grupo de tarefas a serem cumpridas. No contexto de um marketplace, refere-se ao workflow de uma operação logística, desde o seu centro de controle e recebimento do pedido até a expedição para o envio. Na figura abaixo, veja um resumo de como o fluxo de uma operação fulfillment é controlada.

    Site_Fullfiment_marketplace

    Ou seja, quando falamos de fulfillment, falamos de toda a jornada logística que busca agilizar a entrega e melhorar a experiência.

    Quais as vantagens do fulfillment no marketplace?

    Alguns canais de marketplace oferecem essa estrutura em que o trabalho do lojista é resumido em fornecer os produtos e vender. Neste cenário, o marketplace fica responsável por cuidar de todo o processo de armazenagem e logística, enquanto o seller foca em conquistar melhores produtos e ofertas para disponibilizar no canal.

    A solução Operator Fulfillment da OmniK oferece a gestão deste Workflow em nosso Seller Center, investindo em agilidade para conectar os sellers aos seus consumidores e, ao mesmo tempo, gerenciar todos os processos, provendo a operação de métricas importantes de forma rápida, como tempo de entrega, pedidos de devolução, dentre outros.

    Você que quer desenvolver um marketplace, saiba que dependendo da localização da sua sede de distribuição, as vendas de seus sellers podem crescer mais rápido. Logo, quanto mais oportunidades você oferecer para que seus parceiros vendam mais, mais chances de construir um marketplace de alta performance.

    Listamos aqui três vantagens principais do fulfillment no marketplace:

    • Ao delegar sua gestão de estoque, o seller estará contornando os obstáculos que os distribuidores normalmente enfrentam. Não há necessidade de encontrar espaço para armazenamento ou altas taxas de estoque, nem se preocupar com a entrega e o tempo no gerenciamento de devoluções, etc. Se você oferece essa comodidade ao vendedor, você também estará possibilitando o incremento nas vendas para ele e mais faturamento para o seu marketplace. Logo, pensar nessa estratégia pode ser algo bastante positivo.
    • Oferecer essa comodidade ao seu seller é uma forma de se diferenciar da concorrência. Além disso, torna-se mais uma fonte de receita para o seu marketplace. Apoiar o vendedor no processo de armazenamento e logística é uma maneira de fidelizar seu parceiro e oferecer muitas vantagens ao seu consumidor. Além disso, é possível que essas vantagens cheguem aos consumidores também, ao possibilitar mais rapidez na entrega ou frete grátis.
    • Garantir uma excelente experiência no pós-venda é importante para que o cliente tenha suporte no caso de dúvidas ou se precisar de ajuda após a compra de um produto. Essas questões também estão disponíveis dentro de uma solução fulfillment. Além disso, a estratégia garante que o consumidor esteja no centro de seu negócio, tendo suporte do início ao fim da compra para aumentar a fidelização.

    Concluímos, portanto, que oferecer a operação fulfillment em seu marketplace irá gerar muitos benefícios para os fornecedores que vendem em sua plataforma.

    Então, preparado para promover a melhor experiência para o seu seller e seu consumidor? Fale agora com um de nossos consultores, clicando aqui.

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