Saiba como o m-commerce (mobile commerce) está revolucionando as vendas no marketplace e simplificando a forma de comprar online
O m-commerce está revolucionando a relação entre os marketplaces e consumidores. Como resultado, tem facilitado e impactado as vendas digitais.
Primeiramente, o m-commerce é a abreviação de mobile commerce. Isso significa o comércio de produtos realizado via dispositivos móveis. Por exemplo, são as compras feitas em smartphones e tablets. Essas compras, inclusive, podem ser realizadas de diferentes maneiras. Seja pelos marketplaces nos navegadores dos aparelhos, pelas redes sociais das marcas ou por aplicativos.
Ao passo que esses dispositivos estão mais presentes no nosso cotidiano, a forma que nos conectados também tem mudado. Antigamente, só usávamos o celular para fazer ligações, concorda? Hoje, usamos esses aparelhos para várias coisas e atividades. Tanto para consumir conteúdos, ler notícias quanto para fazer compras. Por isso, o m-commerce é considerado uma evolução do e-commerce.
87% dos brasileiros são adeptos ao m-commerce
Segundo a NZN Intelligence, 74% dos brasileiros preferem comprar online. 37% dos consumidores, inclusive, afirmam que compram online mensalmente. Enquanto isso, a pesquisa “Consumo online no Brasil” divulgou dados interessantes. 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras.
Em 2021, as mulheres (90%) foram as que mais utilizaram os smartphones para comprar. Em seguida, aparecem as pessoas entre 18 e 34 anos. Dos adeptos do m-commerce, 87% são das classes C/D/E. Por outro lado, 86% são da classe A/B.
De acordo com a Insider Intelligence, o m-commerce vai crescer mais. Espera-se que o m-commerce dobre sua participação nas vendas no varejo até 2025. Através desses dados, podemos notar a força dos dispositivos móveis. Logo, o m-commerce é uma poderosa ferramenta para os varejistas. Tanto para atrair clientes quanto para vender produtos a qualquer horário.
Por isso, os marketplaces precisam aderir ao m-commerce. Porém, é preciso que os sites sejam responsivos. Ou seja, o layout deve estar adaptado aos dispositivos móveis. Além de diferentes tipos e tamanhos de tela. Seja de um tablet ou de um celular. Dessa forma, torna-se mais veloz o carregamento do site.
Para muitos, o m-commerce oferece praticidade e comodidade. Afinal, é simples fazer uma compra com poucos cliques. E o melhor: diretamente de um dispositivo, a qualquer dia e lugar. Além disso, outros dois benefícios chamam a atenção dos consumidores. Vamos descobrir a seguir quais são?
M-commerce torna as compras mais rápidas
Uma vantagem do m-commerce é que as versões móveis dos marketplaces carregam quase 2 vezes mais rápido do que no desktop. Desse modo, é mais instantâneo comprar do que no computador. Assim, o comprador economiza tempo e o seller vende mais rápido. Consequentemente, o marketplace gera novas conversões mais ligeiramente.
Nesse cenário, a compra com um clique é importante para os marketplaces. Sobretudo porque o consumidor só precisa se cadastrar uma vez. Ou seja, suas informações podem ficar salvas no sistema. Assim, na próxima compra, ele poderá finalizar o pedido clicando em apenas um botão. Isto é: sem passar por todas as etapas do checkout.
Portanto, o m-commerce facilita o processo de pagamento. Ao mesmo tempo, contribui para a satisfação e fidelização dos clientes.
M-commerce melhora a personalização e experiência de compra no marketplace
Outro ponto positivo é a experiência de compra. Como os clientes estão mais adeptos aos dispositivos móveis, eles estão bem familiarizados sobre como essas ferramentas funcionam. Dessa forma, a navegação é mais fluida. Com isso, a jornada do usuário é otimizada e mais curta. Como resultado, a experiência tende a ser melhor.
Por outro lado, o m-commerce permite um nível maior de personalização. Por exemplo, quando o cliente acessar o aplicativo de um marketplace, ele pode receber ofertas e notificações que se adequam ao seu perfil e necessidade. Desse modo, a marca cria uma comunicação mais direta com o consumidor.
Conclusão
O m-commerce é uma das grandes tendências do comércio eletrônico. E, consequentemente, o futuro das vendas no marketplace. O motivo? Oferece uma praticidade que é muito valorizada pelos clientes.
Por isso, os grandes marketplaces do Brasil investem em m-commerce. Para este ano, as projeções são otimistas. Ou seja, as vendas nos marketplaces, por meio dos dispositivos móveis, tendem a aumentar.
Se você tem um marketplace, aproveite as oportunidades geradas pelo m-commerce. Entretanto, não deixe alguns fatores importantes passarem batido. Torne o seu marketplace um site responsivo. Crie um fluxo de vendas otimizado. Alinhe suas estratégias de vendas para esse formato. Ofereça meios de pagamentos diversos e checkout rápido.
Definitivamente, o m-commerce é uma maneira de encantar os consumidores. Além de diminuir a jornada de compra e ampliar o faturamento da marca.