O Natal 2021 está chegando! Que tal conhecer as perspectivas e tendências de consumo no marketplace para traçar as suas estratégias?
O Natal 2021 já está chegando e movimentando os marketplaces. Atualmente, a data é uma das mais esperadas pelo comércio eletrônico. Este ano, deve levar milhões de brasileiros às compras.
Como a troca de presentes faz parte da tradição dessa época, todos os varejistas podem se beneficiar e vender sem limites. Seja qual for o ramo ou nicho da empresa. Esse é o momento de conquistar clientes, visibilidade e credibilidade.
Em 2020, as vendas online cresceram 44,6% no Natal. Segundo a Ebit/Nielsen, essa edição bateu recorde de faturamento para o e-commerce brasileiro em comparação com os últimos cinco anos. Apenas entre 10 e 24 de dezembro, as vendas somaram R$ 3,76 bilhões.
Viu como o Natal é uma época de ouro para o varejo digital? Agora, é a hora de atrair consumidores e ampliar o faturamento! Por isso, os marketplaces e e-commerces precisam se preparar. Assim como planejar ações e estratégias para turbinar as vendas. Afinal, o consumo e a demanda vão aumentar consideravelmente. A seguir, vamos explicar melhor as perspectivas para a ocasião. Continue lendo!
Compras no Natal 2021 devem injetar mais de R$ 68 bilhões na economia
As perspectivas para as vendas no Natal 2021 estão promissoras. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, 77% dos consumidores vão fazer compras. Como resultado, as vendas devem movimentar R$ 68,4 bilhões.
Nesse cenário, o comércio eletrônico provavelmente vai crescer bastante. 45% dos clientes pretendem comprar pela internet e em marketplaces. Enquanto isso, 43% devem optar pelas lojas de departamento. Já 40% afirmaram que vão comprar em shopping center.
67% dos presentes serão comprados online
Outros dados do levantamento reforçam a força do varejo digital. Ao que tudo indica, 67% dos presentes serão comprados online. Além disso, 37% dos clientes planejam adquirir quase todos os presentes pela internet. Mas quais deverão ser os canais de venda mais utilizados? Os e-commerces juntamente com os marketplaces! Eles são a preferência de 76% dos consumidores.
De acordo com os entrevistados, a internet será o principal local de pesquisa. Logo, 79% pretendem pesquisar online os preços antes de comprar. Para isso, 83% comentaram que vão optar pelas lojas virtuais e os aplicativos.
A princípio, os consumidores já escolheram os meios de pagamento. Entre os preferidos, estão dinheiro (48%) e cartão de crédito (39%). Em seguida, aparecem débito (38%) e pix (30%).
Quais são as categorias que vão se destacar no Natal 2021?
Desde já, os brasileiros estão pensando no que presentear. A categoria que mais deve se destacar é roupas (61%). Além disso, brinquedos (37%) e perfumes (36%) também aparecem como favoritos. Logo depois estão calçados (36%) e acessórios (24%).
Dicas para turbinar as vendas no marketplace no Natal 2021
Para turbinar as vendas no marketplace, sugerimos lançar promoções atrativas. Assim como reforçar a divulgação dos produtos da sua loja. Outra dica é investir no atendimento e na experiência do usuário. Confira abaixo mais duas sugestões para colocar em prática!
Lance um hotsite com indicações de produtos
Você já criou um hotsite com indicações de produtos? Essa estratégia costuma ser muito benéfica e gerar boas conversões. Antes de mais nada, um hotsite é uma plataforma temporária. Ela serve para divulgar uma campanha pontual e específica. Ou seja, o hotsite tem um tempo de vida pré-determinado.
O objetivo central de um hotsite é atrair conversões. Então, não perca mais tempo. Crie agora um hotsite temático para o seu marketplace. Capriche nas descrições dos produtos e nas fotos. Desenvolva um layout atrativo e inspirado no Natal. Insira banners criativos e temáticos. Faça anúncios segmentados para pessoas que já conhecem a marca.
Coloque sugestões de presentes para diferentes idades e gêneros. Desse modo, o seu marketplace oferece uma área específica para homens, mulheres e crianças. Logo, facilita a navegação dos usuários e as compras.
Capriche no pós-vendas
Já falamos por aqui sobre a importância do pós-vendas na Black Friday. No Natal, não é diferente. Afinal, o pós-vendas é o momento de fidelizar clientes. Bem como estreitar o relacionamento e receber feedbacks.
Sendo assim, por que não enviar um e-mail perguntando como foi a experiência do cliente? Pergunte se a jornada dele no seu marketplace foi satisfatória. Desde o primeiro acesso até o recebimento do produto. Uma dica para estimular as respostas é oferecer um brinde. Que tal um desconto para a próxima compra?
Além disso, estipule um SLA de atendimento para não deixar ninguém sem resposta. Assim como garanta que os produtos sejam entregues no prazo. Também lembre-se de facilitar a troca e devolução das mercadorias.
Conclusão
Em suma, as previsões para o Natal 2021 são animadoras. O varejo digital está consolidado e os consumidores devem optar por comprar os presentes pela internet. Por isso, oportunidades para os marketplaces gerarem vendas não faltam.
Entretanto, é necessário traçar estratégias assertivas para que o seu negócio acompanhe as projeções positivas. Portanto, faça um planejamento organizado e defina metas para ampliar os resultados do seu marketplace. Boas vendas!