skip to Main Content

Como a indústria pode fortalecer a marca ao criar um marketplace

Saiba como a indústria pode fortalecer a marca ao criar um marketplace e os 3 principais mitos sobre esse modelo de negócios

A indústria está usando a tecnologia como aliada cada vez mais. Simultaneamente, os processos estão mais modernos, rápidos e automatizados. Nesse cenário, novos modelos de negócios passaram a ser a grande aposta da indústria. Tanto para fortalecer a marca quanto para atrair mais vendas. Como é o caso do marketplace.

Pelo marketplace, a indústria vende seus produtos diretamente ao consumidor. Isso significa uma maior aproximação e conexão com o cliente. Dessa forma, a indústria consegue entender as necessidades do consumidor. Assim como mapear os produtos que têm maior ou menor demanda. Como resultado, a indústria pode ampliar suas estratégias de posicionamento de marca.

De acordo com a Bringg, 47% das indústrias estão utilizando o marketplace para aumentar suas receitas. Do mesmo modo, os clientes estão mais seguros ao comprar. Prova disso é que grande parte costuma comprar no site do fabricante. Segundo a Ebit,71% das vendas são do setor de telefonia. Em seguida, aparecem eletrônicos e eletrodomésticos.

O que a indústria ganha ao se transformar em marketplace?

Atualmente, um marketplace desse nicho tem dois grandes benefícios. Primeiramente, possibilita a indústria estar no mundo digital. Ou seja, isso moderniza a marca e facilita a interação. Dessa forma, a indústria ganha mais um canal de vendas.

Outra vantagem é abrir novas possibilidades de negócios. Por exemplo, com a solução Dynamic Sellers da OmniK, a indústria gera oportunidades de vendas para seus revendedores. E, em outras palavras, oferece uma “uberização”. Desse modo, o tempo de espera dos produtos é reduzido. A seguir, explicamos melhor como funciona o Dynamic Sellers.

No marketplace, a venda é feita por um lojista/revendedor. Quando um cliente faz o pedido, o marketplace rastreia o seller mais próximo. Por meio dessa geolocalização, o marketplace notifica o lojista mais perto do consumidor. Logo, o seller é responsável por exportar os produtos. Assim como cuidar da embalagem, do atendimento e da logística. Desse modo, a indústria não se preocupa com estoque e entrega.

Por outro lado, o cliente ganha agilidade na entrega. Com isso, a indústria proporciona uma experiência de compra positiva. Como também fortalece a marca na mente do consumidor. Ao mesmo tempo, aumenta a confiança e a credibilidade. O motivo? O cliente se sente “comprando direto do fabricante”.

 

Guia Marketplace

3 mitos sobre marketplace para indústria

 

# 1 Meu marketplace vai gerar problema com a minha rede de distribuição e os meus revendedores

Antes de mais nada, esse é um grande mito. Ao contrário do que muita gente pensa, o marketplace não prejudica a rede de distribuição. Isso porque o marketplace fortalece a rede e os revendedores. Dessa forma, as parcerias tornam-se mais sólidas.

Sendo assim, o uso do estoque desses parceiros facilita a logística. Consequentemente, é possível desenvolver uma estratégia omnichannel.

#2 Vou diminuir meu lucro se vender diretamente ao consumidor pela internet

Uma vantagem do marketplace D2C é reduzir custos e tributação. Esse modelo elimina o intermediário na transação e possíveis custos. Como resultado, pode-se aumentar o lucro da empresa. Além disso, a indústria oferece mais um canal de venda. Totalmente online, rápido e fácil de comprar. Ou seja, é mais uma opção para o cliente escolher.

#3 Vou gerar concorrência entre os revendedores

No marketplace D2C, não existe espaço para a concorrência. E os revendedores também saem ganhando e muito. Afinal, eles não precisam arcar com taxas e mensalidades. Nem precisam desenvolver as suas próprias plataformas de venda digital. Logo, todos são embarcados na mesma plataforma custeada pela indústria. 

Em outras palavras, é a marca quem valida o produto. E a credibilidade do seller também. Portanto, quanto mais revendedores, mais forte fica o ecossistema. Isso gera três grandes pontos positivos para o negócio. Primeiramente, maior lucratividade para a marca e ampliação do market share. Além disso, a indústria ganha vantagem em relação à concorrência.

Conclusão

Definitivamente, a indústria pode melhorar a gestão da marca no marketplace. Assim como ampliar os canais de distribuição dos produtos. Logo, a indústria mapeia melhor as estratégias para brand awareness. Como resultado, consegue construir laços diretos e sólidos com o consumidor.

Portanto, o marketplace permite à indústria fortalecer a marca. Bem como aumentar a produtividade e a competitividade no mercado. Em suma, o marketplace D2C permite que todos os players ganhem. Seja a indústria, os revendedores ou os clientes.

Se a sua indústria quer migrar para esse modelo de negócio, conte com a gente. Todos os dias transformamos negócios em marketplaces ágeis e escaláveis. Por isso, estamos à disposição para traçar uma estratégia promissora para o seu negócio. Entre em contato conosco clicando aqui.

Leia também: 

Marketplace D2C: inovação nos negócios da indústria

Este post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top