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Marketplaces e os 5 principais desafios para gestores e sellers

Marketplaces seguem sendo uma tendência em alta no e-commerce. Atualmente, na China, já representam 90% do faturamento do varejo online. Enquanto isso, nos Estados Unidos, 33%, de acordo com a Channel Advisor. Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o crescimento do setor em 2021 foi de 19%.

Além disso, esse modelo de negócios traz vantagens tanto para quem tem seu próprio marketplace, quanto para os sellers, que vendem nas plataformas de outros empreendedores. Seja buscando maior visibilidade ou oportunidades de vendas. De acordo com o relatório Webshoppers, 84% dos lojistas brasileiros possuem canais ativos em sites como Mercado Livre, Magalu, Americanas e Amazon.

“A transformação de e-commerce em marketplace é de fato uma tomada de decisão assertiva para lojistas e indústrias que almejam aumentar o volume de vendas, além dos benefícios para quem tem sua própria plataforma. O mercado segue favorável para esse modelo de negócios. Por isso, é importante transformar desafios em oportunidades para não limitar os resultados possíveis de serem alcançados”, orienta o CEO da OmniK, Matheus Pedralli.

Agora, você pode estar se perguntando quais são os principais desafios que devem estar na mira de atenção de quem atua nesse setor e quer se consolidar no mercado. Pensando nisso, listamos os cincos mais importantes abaixo. 

#1 Parceiros e infraestrutura

Em primeiro lugar, para a quantidade de vendas que um marketplace é capaz de alcançar, quem investe nessas plataformas precisa pensar na atração de sellers. Isso porque os parceiros podem ajudar a diversificar e ampliar o portfólio de produtos, tornando a plataforma mais robusta. 

Além disso, deve haver uma atenção especial à otimização das operações. “Tanto a logística quanto a infraestrutura são pontos sensíveis para garantir a construção de uma boa reputação, a partir da satisfação dos consumidores com a experiência de compra que tiverem”, pontua Pedralli.

#2 Gestão operacional

Dentre diversos benefícios, a transformação de um e-commerce em um marketplace proporciona ganho de escala das operações. A partir desse ponto é necessário redobrar o cuidado com estratégias que serão adotadas no ambiente omnichannel.

Dessa forma, a gestão eficiente da operação e, consequentemente, do processo de vendas é o meio para criação de “padrões” de jornada do consumidor para que ele tenha uma boa experiência de compra, seja B2C ou B2B. Atualmente, o cliente transita por diferentes pontos de contato. Portanto, o importante é que ele consiga alcançar o que precisa naquele momento. Assim, a empresa terá grandes chances de fidelizar o consumidor.

#3 Segurança da informação

Falhas de segurança, além de deixarem o marketplace vulnerável a fraudes e golpes digitais, podem expor dados sensíveis de consumidores e de lojistas. Os prejuízos também atingem a reputação do marketplace, fazendo os consumidores perderem a confiança na plataforma como canal de compra.

#4 Tomada de decisão orientada a dados

A gestão orientada a dados traz tomadas de decisões mais ágeis e assertivas, além de auxiliar no controle de resultados de vendas. O desafio é ter todas as informações pertinentes ao negócio centralizadas em uma só plataforma, auxiliando a gestão de dados de todo ciclo de vida do marketplace e a análise da performance de vendas.

#5 Destacar-se da concorrência e de outros marketplaces

Por fim, diferentes fatores influenciam a posição que você ocupa nas buscas em um marketplace. Por exemplo, preço, custo do frete e avaliações de clientes. Desse modo, identifique como chamar a atenção do consumidor em detrimento de sellers que ocupam o mesmo espaço que você. 

Também estude a concorrência e as oportunidades que a plataforma oferece. Assim, você poderá descobrir como planejar suas ofertas e condições de venda para se sobressair.

OmniK pode ajudar negócios B2B e B2C a se transformarem em marketplaces

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