O Dia do Consumidor é a principal data do varejo digital no primeiro semestre e tem despertado, cada vez mais, o interesse do público
Atualmente, o Dia do Consumidor é considerado a “Black Friday do primeiro semestre”. Além disso, é a primeira grande data do ano no calendário do marketplace. A ocasião, comemorada em 15 de março, é ideal para os marketplaces venderem mais e os clientes encontrarem boas ofertas.
Antes de mais nada, você sabe como surgiu a data? O Dia do Consumidor foi criado em 1962, pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy. Entretanto, no Brasil, a data só ganhou visibilidade em 2014. Desde então, a ocasião tem despertado o interesse do público.
Como foi a performance do Dia do Consumidor em 2021?
Em 2021, o Dia do Consumidor bateu recorde no varejo digital brasileiro. De acordo com a Social Miner e All iN, o faturamento das vendas online registrou R$6,3 bilhões. Isso significa 85% a mais do que em 2020. Simultaneamente, o ticket médio cresceu 4%. Já a taxa de recompra foi de 3%.
A categoria que mais teve pedidos foi Moda/Acessórios (21%). Em seguida, se destacaram Eletrônicos/Informática (18%) e Beleza (14%). Por outro lado, Alimentos/Bebidas tiveram o maior aumento no preço médio. Inclusive, chegou a 23,3% a mais do que em 2020.
5 ideias para os marketplaces aproveitarem o Dia do Consumidor
Com tantos bons números, o Dia do Consumidor tornou-se uma grande oportunidade para os marketplaces. E os motivos são muitos. Primeiramente, é uma chance de estreitar o relacionamento com o público. Assim como aumentar a credibilidade da marca e as conversões.
A ocasião também estimula o crescimento do ticket médio. Consequentemente, amplia-se o faturamento dos sellers e do marketplace. Por isso, os marketplaces devem se organizar para o período. Para ajudar nessa estratégia, listamos 5 ideias para essas plataformas aproveitarem a data.
#1 Dê atenção especial ao atendimento
Um atendimento de qualidade, empático e ágil é essencial. Ainda mais no Dia do Consumidor, isso deve ser priorizado. Às vezes, imprevistos ou situações conflituosas acontecem durante a compra. Nesses casos, um bom atendimento pode solucionar os problemas.
Por isso, monitore o volume de chamados no SAC. Se acontecer algum imprevisto com os pedidos, se antecipe. Ou seja, entre em contato com o comprador. Afinal, um bom atendimento ajuda a gerar uma melhor experiência.
#2 Ofereça vantagens atrativas, como cupons e cashback, para o cliente
Uma das maneiras de fidelizar o cliente é surpreendê-lo. Portanto, proporcione benefícios atrativos e não meça esforços para agradá-lo. Por exemplo, que tal oferecer frete grátis, cashback ou cupons? Condições diferenciadas de pagamento também chamam atenção.
Outra ideia é criar kits com os produtos mais procurados. Em suma, tenha um diferencial competitivo que estimule a compra. E que, nesse meio tempo, agrade o seu consumidor. Assim, seu marketplace pode aumentar o tráfego e a credibilidade.
#3 Divulgue bastante suas ações e ofertas
Anote essa dica para se destacar da concorrência: invista em divulgação. Definitivamente, priorizar anúncios pagos e campanhas podem fazer a diferença. Dessa forma, é possível atrair mais clientes e conversões. Aposte também nas redes sociais para divulgar as ofertas.
Uma sugestão é criar posts temáticos sobre o Dia do Consumidor. Vale, inclusive, lançar promoções exclusivas para os seguidores. Assim como anunciar produtos de destaque e as boas ofertas.
#4 Garanta uma boa experiência de compra
Garantir uma experiência positiva em todas as etapas é essencial. Isso inclui oferecer um site responsivo para o cliente pesquisar. Como também um pós-vendas satisfatório. Hoje, 75% dos consumidores se dispõem a gastar mais com marcas que proporcionem boa experiência. Por isso, valorize a experiência do cliente. Busque feedbacks, faça pesquisas de satisfação, aceite sugestões de melhoria.
#5 Invista na logística
Depois que a venda foi feita, é hora de focar na logística. Isso significa garantir que os envios sejam feitos no prazo. Portanto, tente não atrasar as entregas para evitar cancelamentos. Seu marketplace conta com um serviço de entregas terceirizado? Então, reforce a relevância do cumprimento dos prazos. Assim, a experiência do cliente não será frustrante.
No Seller Center da OmniK, por exemplo, uma funcionalidade facilita esse processo. Trata-se do fulfillment, que define um grupo de tarefas a serem cumpridas. No contexto de um marketplace, refere-se ao workflow de uma operação logística. Isso inclui desde o seu centro de controle e recebimento do pedido até a expedição para o envio.
Em outras palavras, o fulfillment cuida de todo o processo de armazenagem e logística para os sellers no marketplace. Para entender melhor sobre o assunto, entre em contato aqui.