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Marketplace agro diminui as barreiras da transformação digital no campo

Marketplace agro está entre as principais estratégias das agtechs

Marketplace agro está ganhando cada vez mais espaço na indústria agrícola, diminuindo as barreiras geográficas e comerciais entre o campo, o digital, quem produz e quem consome.

Graças à transformação digital, aos equipamentos mais modernos e aos modelos de negócios de plataforma, como o marketplace, o setor agro tem aproveitado as benesses da tecnologia. Seja para aprimorar a operação, atrair novos clientes ou elevar os lucros.

Antigamente, os agricultores e produtores rurais passavam horas no telefone cotando produtos, serviços e fretes, bem como precisavam se deslocar até uma loja especializada para comprar matéria-prima e insumos.

Hoje, eles podem adquirir ou comercializar o que desejam — seja grãos, sementes, trator, motosserra ou outros equipamentos — em poucos cliques e sem sair de casa: em marketplaces agrícolas.

Marketplaces agro estão colhendo bons resultados

Os marketplaces agrícolas são considerados marketplaces de nicho, pois vendem produtos de vários sellers de um mesmo segmento e para uma comunidade com interesses semelhantes.

Nessas plataformas digitais, os agricultores são conectados aos fabricantes, indústrias e consumidores para que todos façam negócios no ambiente digital de forma segura. O objetivo é que, juntos, e de forma colaborativa, possam simplificar a cadeia de distribuição e garantir a chegada das mercadorias até o produtor rural.

Dessa forma, esses marketplaces comercializam somente produtos utilizados pelo campo, como insumos, equipamentos, máquinas, animais, colheitadeiras, fazendas e até crédito rural. Com tantas ofertas e facilidades, os marketplaces agrícolas estão conquistando mais espaço e acessos.

Prova disso é o MF Rural, um dos marketplaces de maior destaque do agronegócio, que recebe mais de três milhões de acessos por mês. Somente em 2020, a movimentação em negócios transacionados chegou a R$ 3,1 bilhões.

Outro bom exemplo é a Orbia. Em 2020, o marketplace movimentou R$ 200 milhões em insumos agrícolas e vendeu mais de 75 mil toneladas de soja em apenas três meses.

Brasil é líder na digitalização no campo

Na agroindústria, a tecnologia está impactando a dinâmica dos negócios. Um exemplo é a digitalização acelerada com ferramentas digitais nas propriedades rurais. Portanto, todo o processo, da gestão da colheita até a administração dos recursos, evolui para a inovação do setor.

Cada vez mais, grandes agricultores estão usando a tecnologia no campo, por meio de drones, GPS, maquinários inteligentes, sensores para análise e monitoramento do solo, entre outros recursos. O objetivo? Alcançar melhores resultados com as produções agrícolas e utilizar a inteligência artificial de maneira sustentável.

Com isso, os produtores rurais têm aumentado a produtividade de seus negócios, facilitado as transações financeiras, agilizado a tomada de decisão e comprado insumos em marketplaces e outras plataformas digitais.

No Brasil, esse cenário é promissor. Isso porque o país continua líder na digitalização no campo em relação aos seus principais concorrentes: a Europa e os Estados Unidos. Antes da pandemia, 36% dos agricultores brasileiros já preferiam os canais digitais para realizar compras de insumos e maquinários. Este ano, o número cresceu para 46%.

Enquanto isso, nos Estados Unidos e na Europa, o crescimento foi de apenas 7% em relação a 2020, de acordo com o estudo “A Cabeça do Agricultor Brasileiro na Era Digital”, da consultoria McKinsey.

Outro dado interessante é que um terço dos produtores brasileiros estão dispostos a vender até 70% de suas produções nos canais digitais como os marketplaces agrícolas.

O agricultor usa mais a digitalização para cotar preços: mito ou verdade?

Muito se especula sobre o agricultor brasileiro usar a digitalização apenas para cotar preços. A pesquisa da McKinsey, inclusive, derrubou esse mito e mapeou a jornada do agricultor. Foi identificado que ele também utiliza para suporte técnico, pesquisar preços e comparar ofertas.

Como podemos perceber, os agricultores estão mais favoráveis à adoção de novas tecnologias e uso de ferramentas online. Por isso, o mercado de marketplaces agrícolas no país é uma realidade em expansão e está movimentando a economia.

Se você percebeu a força dos marketplaces agrícolas e está pensando em montar a sua plataforma, fale com a gente clicando aqui

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