Marketplace de Nicho oferta produtos focados em segmentação de mercado, ampliando as estratégias de vendas online
Plataformas de comércio eletrônico, em geral, são desenvolvidas para atender a mercados amplos e diversificados. Porém, atender a um nicho de produto específico também traz muitas vantagens para as indústrias de uma forma geral.
Com plataformas especializadas é possível atrair o consumidor que está interessado no consumo de produtos específicos. Os marketplaces de nicho são importantes para oferecer a melhor experiência para o consumidor, pois, amplia-se o sortimento de produtos sem a necessidade de grandes estoques e, ao mesmo tempo, fortalece a cadeia de valor das segmentações de mercado.
Como já diriam os especialistas de marketing, a segmentação costuma ser a chave para o sucesso da maioria dos negócios. E nesse post do Blog da OmniK, te ajudaremos a entender a importância e os benefícios de criar um marketplace de nicho. Confira!
O que é Marketplace de Nicho
Marketplace de nicho significa construir um modelo de negócio baseado em demandas de produtos para segmentos de mercado bem específicos.
A diferença de um marketplace de nicho para o marketplace generalista é que, no segundo, existe maior quantidade de lojas e, consequentemente, mercados muito diferentes. O nicho se consolida no foco em uma categoria, tornando-se um “especialista” neste tipo de segmento.
A principal vantagem é projetar um crescimento rápido do marketplace. Isso porque é mais fácil direcionar todas as atenções para um único segmento. Apesar de parecer pouco lucrativo devido a especificidade, o interesse que os consumidores demostram diz que não é bem assim. Na maior parte das vezes, adquirir um produto em um marketplace de nicho demonstra sua crença de que está adquirindo o produto com um especialista no mercado, dando maior credibilidade à plataforma.
Abaixo, explicamos mais sobre isso.
Nichos de Mercado – Personalização e fidelização
O surgimento de nichos de mercado é impulsionado por consumidores, que buscam uma experiência distinta dos grandes marketplaces, de acordo com especialistas de varejo digital. Embora os compradores da Amazon, Magazine Luiza, entre outros, estejam bem-sucedidos no modo transacional, os que visitam mercados de nicho tendem a ter uma mentalidade exploradora, receptivos a produtos e marcas que não encontram em nenhum outro lugar e são guiados pela afetividade à categoria de produto que consome. De acordo com o estudo realizado pela Webshoppers no primeiro semestre de 2020, os varejistas de marketplaces representaram 78% do faturamento total do e-commerce brasileiro, visto que R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 são de lojas que aderiram aos marketplaces, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019. Destes, podemos destacar que os nichos mais populares são esportes (Centauro, Netshoes, Kanui), moda (Zattini, Dafiti) e móveis (Mobly, MadeiraMadeira).
Fatores que impulsionam o aumento de novos marketplace de nicho
- Comunidade: marketplaces de nicho cultivam a interação entre compradores e vendedores com interesses semelhantes. Isso ajuda no momento de avaliar o produto ou o próprio serviço do seller que está ofertando. Assim, nutre a comunidade sobre assuntos relacionados ao segmento.
- Oferta expansiva: as plataformas de nicho apresentam uma seleção profunda em categorias de produto estritamente definidas, destacando marcas que, de outra forma, poderiam se perder em mega marketplaces.
- Compradores qualificados: os mercados especializados têm como alvo os entusiastas de um segmento de mercado específico. Normalmente, são entusiastas do segmento e possuem grande motivação para o consumo.
- Aquisição de clientes: de acordo com o Internet Retailer, 44% dos consumidores que descobrem uma marca em um marketplace acabam acompanhando esta marca para planejar compras subsequentes. Isso auxilia que a marca desenvolva uma audiência e fidelidade.
- Personalização: alguns mercados (não todos) aproveitam os dados para personalizar o conteúdo e outras ações estratégicas. O mercado de moda é bastante experiente neste aspecto. Um exemplo é a Enjoei, que desenvolve sua comunicação direcionada à geração Millenial, elaborando uma forma bem humorada para desenvolver a experiência dos consumidores.
Existem muitas vantagens ao decidir construir um marketplace de nicho. Nosso conselho é avaliar e pesquisar sobre o segmento de atuação para que a plataforma atenda o público com produtos e estratégias que estimulem o seu interesse. Neste vídeo, explicamos como podemos ajudar a montar o seu marketplace:
Ficou interessado ou tem alguma dúvida sobre as soluções em marketplace da OmniK? Clique aqui e agende uma conversa!