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Porque o Marketplace de Nicho é uma forte tendência para 2021

Porque o Marketplace de Nicho é uma forte tendência para 2021

Marketplace de Nicho oferta produtos focados em segmentação de mercado, ampliando as estratégias de vendas online.

Plataformas de comércio eletrônico, em geral, são desenvolvidas para atender a mercados amplos e diversificados. Porém, atender a um nicho de produto específico também traz muitas vantagens para as indústrias de uma forma geral.
Com plataformas especializadas é possível atrair o consumidor que está interessado no consumo de produtos específicos. Os marketplaces de nicho são importantes para oferecer a melhor experiência para o consumidor, pois, amplia-se o sortimento de produtos sem a necessidade de grandes estoques e, ao mesmo tempo, fortalece a cadeia de valor das segmentações de mercado.
Como já diriam os especialistas de marketing, a segmentação costuma ser a chave para o sucesso da maioria dos negócios. E nesse post do Blog da OmniK, te ajudaremos a entender a importância e os benefícios de criar um marketplace de nicho. Confira!

O que é Marketplace de Nicho

Marketplace de nicho significa construir um modelo de negócio baseado em demandas de produtos para segmentos de mercado bem específicos.
A diferença de um marketplace de nicho para o marketplace generalista é que, no segundo, existe maior quantidade de lojas e, consequentemente, mercados muito diferentes. O nicho se consolida no foco em uma categoria, tornando-se um “especialista” neste tipo de segmento.
A principal vantagem é projetar um crescimento rápido do marketplace. Isso porque é mais fácil direcionar todas as atenções para um único segmento. Apesar de parecer pouco lucrativo devido a especificidade, o interesse que os consumidores demostram diz que não é bem assim. Na maior parte das vezes, adquirir um produto em um marketplace de nicho demonstra sua crença de que está adquirindo o produto com um especialista no mercado, dando maior credibilidade à plataforma.
Abaixo, explicamos mais sobre isso.

Nichos de Mercado – Personalização e fidelização

O surgimento de nichos de mercado é impulsionado por consumidores, que buscam uma experiência distinta dos grandes marketplaces, de acordo com especialistas de varejo digital.
Embora os compradores da Amazon, Magazine Luiza, entre outros, estejam bem-sucedidos no modo transacional, os que visitam mercados de nicho tendem a ter uma mentalidade exploradora, receptivos a produtos e marcas que não encontram em nenhum outro lugar e são guiados pela afetividade à categoria de produto que consome.
De acordo com o estudo realizado pela Webshoppers no primeiro semestre de 2020, os varejistas de marketplaces representaram 78% do faturamento total do e-commerce brasileiro, visto que R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 são de lojas que aderiram aos marketplaces, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019. Destes, podemos destacar que os nichos mais populares são esportes (Centauro, Netshoes, Kanui), moda (Zattini, Dafiti) e móveis (Mobly, MadeiraMadeira).

Fatores que impulsionam o aumento de novos marketplace de nicho

Comunidade: marketplaces de nicho cultivam a interação entre compradores e vendedores com interesses semelhantes. Isso ajuda no momento de avaliar o produto ou o próprio serviço do seller que está ofertando. Assim, nutre a comunidade sobre assuntos relacionados ao segmento.
Oferta expansiva: as plataformas de nicho apresentam uma seleção profunda em categorias de produto estritamente definidas, destacando marcas que, de outra forma, poderiam se perder em mega marketplaces.
Compradores qualificados: os mercados especializados têm como alvo os entusiastas de um segmento de mercado específico. Normalmente, são entusiastas do segmento e possuem grande motivação para o consumo.
Aquisição de clientes: de acordo com o Internet Retailer, 44% dos consumidores que descobrem uma marca em um marketplace acabam acompanhando esta marca para planejar compras subsequentes. Isso auxilia que a marca desenvolva uma audiência e fidelidade.
Personalização: alguns mercados (não todos) aproveitam os dados para personalizar o conteúdo e outras ações estratégicas. O mercado de moda é bastante experiente neste aspecto. Um exemplo é a Enjoei, que desenvolve sua comunicação direcionada à geração Millenial, elaborando uma forma bem humorada para desenvolver a experiência dos consumidores.

Existem muitas vantagens ao decidir construir um marketplace de nicho. Nosso conselho é avaliar e pesquisar sobre o segmento de atuação para que a plataforma atenda o público com produtos e estratégias que estimulem o seu interesse. Neste vídeo, explicamos como podemos ajudar a montar o seu marketplace:


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