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Marketplace In x Marketplace Out: existe estratégia ideal?

Marketplace In x Marketplace Out: existe estratégia ideal?

Os dois conceitos são diferentes, porém, Marketplace In e Marketplace Out podem trabalhar em conjunto. Saiba como.

A pandemia causada pela Covid-19 acelerou o processo de digitalização e transformação digital de empresas de todos os portes e segmentos. A tecnologia aproximou pessoas, deu continuidade ao trabalho de muitos e sustentou os negócios.

O reflexo para o varejo digital fica claro pelos números. No Brasil, segundo a pesquisa Infobase/Interativa, 24% das pessoas declaram estar fazendo mais compras online e 13% fizeram sua primeira compra pela internet em 2020. Esses números só comprovam que o comércio eletrônico é parte importante do que se define como próximo normal. Ou seja, as principais tendências de mercado e comportamento do consumidor estarão conectadas às lojas virtuais e marketplaces, mesmo com a normalidade das lojas físicas.

Diante deste cenário, o investimento em marketplace se torna uma estratégia importante. Como um modelo de negócio mais colaborativo e em crescimento, desenvolver um marketplace é ampliar a oferta de produtos ou serviços para o consumidor. Ao oferecer agilidade à jornada de compra, entrega-se também aumento de receita para sellers e para quem gerencia a plataforma.

Nessa conjuntura, você já pode ter se convencido de que o marketplace é uma solução bastante atraente para desenvolver seu negócio. Mas, qual a melhor estratégia para investir: Marketplace In ou Marketplace Out? Antes de tudo, vamos explicar o conceito de cada um desses formatos. Por mais que pareça óbvio, e para muitos é, ainda é válido explicar o que significa cada um e suas vantagens. Entender a fundo os benefícios de cada estratégia pode ajudá-lo na tomada de decisão e colaborar com a geração de negócios de forma mais assertiva.

Marketplace In: recebendo novos sellers para ampliar ofertas e faturamento

O Marketplace In parte da identificação de uma base de clientes consolidada em uma loja virtual, que poderia estar comprando mais se existisse maior oferta de produtos. Dessa forma, a empresa abre seu próprio marketplace e faz a captação de sellers para que eles vendam em sua loja virtual, sem precisar de grandes investimentos em estoque. Aqui na OmniK já desenvolvemos essa solução para clientes como Centauro, ON Stores e Loja do Mecânico.

A vantagem de desenvolver um Marketplace In é a possibilidade de compreender o perfil do cliente que já frequenta o seu ecommerce e, a partir deste perfil, construir um portfólio de produtos que seja de interesse do consumidor e acelere as vendas. É possível explorar a fidelidade do seu cliente, que passa a ver a sua plataforma de marketplace como um hub de ofertas que atendem às suas necessidades. Também é possível desenvolver uma conexão com várias marcas, criando a cultura centrada no cliente, porém, por meio de um processo colaborativo entre sellers, característica forte da transformação digital.

As vantagens são inúmeros mas, resumidamente, você incrementa o sortimento, aumenta a frequência de compra habitual da sua loja, além de conquistar novos consumidores, impactando na escalabilidade do negócio e aumento de faturamento.

Todos os mercados podem se beneficiar a partir dos diversos tipos de solução em marketplace: clubes de fidelidade, marketplace de nicho, marketplace na indústria, marketplace de serviços. O ponto forte da ferramenta de gestão de marketplace da OmniK é a capacidade de customização e adaptação de acordo com cada negócio. Para cada marketplace, uma operação específica.

Marketplace Out: Buscando capilaridade em outros canais

O Marketplace Out já traz uma outra visão para os negócios de plataforma. O foco principal é ampliar canais de venda, e não sortimento de produtos, como no Marketplace In. Dessa forma, ao invés de gerenciar o marketplace, as marcas buscam marketplaces já estruturados para ofertar seus produtos.

As marcas que buscam a estratégia de Marketplace Out procuram players que já possuem uma grande audiência e relevância. A expectativa é de que os grandes canais de marketplace irão otimizar suas vendas. A estratégia, neste caso, é mapear plataformas que estejam abertas para receber sellers e, a cada venda, pagar uma comissão ao Marketplace. Isso tranquiliza essas marcas que apostam na distribuição dos produtos na loja virtual. Além disso, a capilaridade para que sejam capazes de ampliar suas chances de venda.

Outra importante vantagem neste modelo é se beneficiar de uma base de clientes já estabelecida e do forte investimento em mídia que plataformas como Mercado Livre e Magalu, por exemplo, já fazem. Ou seja, ao optar pelo Marketplace Out, garante mais um canal de venda e, com isso, novos clientes e a possibilidade aumentar o faturamento.

Quando decidir por Marketplace In ou Out?

Existe uma estratégia ideal? Na verdade não. Marketplace In e Marketplace Out possuem objetivos diferentes dentro de um modelo de negócio colaborativo e omnichannel. Dessa forma, se você precisa optar por um dos dois, responda essas questões:

Seu ecommerce tem relevância?

É importante avaliar se a sua loja virtual possui um volume de visitas e alcance que justifique o investimento em um marketplace. Por isso, avalie o histórico de visitas e as conversões em vendas para tomar esta decisão.

Você conhece (mesmo) seus concorrentes?

Como seus concorrentes estão se posicionando quanto à transição para um marketplace? Seu mercado é mais nichado ou amplo? A partir da visão de mercado dos seus concorrentes, será possível definir uma estratégia que destaque a sua marca e, ao mesmo tempo, seja efetiva para os objetivos de aumento de faturamento.

Você conhece (mesmo) seus fornecedores?

Você está pronto para oferecer um bom atendimento aos seus clientes porque possui bons fornecedores que vão te ajudar neste processo? Enxergando seus fornecedores como parceiros fará toda a diferença na construção de uma experiência positiva para o seu consumidor e, consequentemente, mais vendas.

Você conhece (mesmo) seus clientes?

Você já entendeu o que seu cliente consome, o que ele não encontra e o que mais chama a atenção no seu ecommerce? Ter as personas que consomem através da sua loja virtual é fundamental para que a sua decisão seja estratégica e acertada.

Marketplace In e Out podem funcionar juntos?

Antes de tudo é importante saber que não existe uma escolha certa. É possível, inclusive, usar do mutualismo: ser um Marketplace In e Out ao mesmo tempo também é uma garantia de ganho para duas estratégias. Portanto, se seu objetivo for novos clientes com baixo investimento em estoque e/ou ampliar os canais de venda, investir em marketplace é uma forte estratégia.

Entendendo o seu negócio e o momento em que ele se encontra, a análise das possibilidades e tomada de decisão será mais assertiva. O importante é compreender que o varejo digital segue cada vez mais forte e é preciso potencializar as ações para aproveitar essa tendência em que o marketplace se consolida como um importante modelo de negócio.

Na OmniK podemos te orientar na condução dessa estratégia, com integrações ágeis e flexibilidade para desenvolver o modelo ideal para o seu negócio. Vem bater um papo com a gente. Clique aqui e agende um horário com um consultor.

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