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Por que os bancos estão criando seus marketplaces?

Entenda como os marketplaces dos bancos estão em amadurecimento e oferecendo oportunidades de estar mais perto de clientes qualificados

Os bancos têm apostado em marketplaces como uma nova forma de se conectar com os clientes. Assim como vários setores, os bancos estão acelerando o processo de transformação digital. Por isso, eles estão investindo em tecnologias e plataformas digitais. Nesse cenário, o marketplace banking surgiu e vem se desenvolvendo.

Como funciona o marketplace para bancos

Atualmente, o marketplace banking funciona como um ecossistema. Esse ecossistema aproxima os bancos dos fornecedores e potenciais consumidores. Dessa forma, os fornecedores especializados oferecem serviços adicionais aos clientes.

Nesse modelo, a instituição financeira faz uma curadoria das marcas. Em seguida, define quais podem comercializar seus produtos na plataforma. Desse modo, o banco amplia seu portfólio de produtos. Ou seja, ultrapassa as fronteiras financeiras. Como resultado, oferece mais do que serviços convencionais, como empréstimos e seguros. Oferece um amplo leque de produtos e serviços de terceiros. Seja smartphones, sapatos, roupas, eletrodomésticos, games, televisores e muito mais. 

Outro motivo para os bancos estarem criando seus marketplaces é gerar mais conveniência. Tanto para a própria marca quanto para o consumidor. Isso porque os bancos notaram que o cliente quer praticidade. Então, por que não desenvolver um marketplace para ele comprar o que precisa? Nesse contexto, o mundo financeiro e o digital se aproximaram. Não à toa as instituições financeiras estão investindo no varejo. 

Principais vantagens do marketplace banking

Ao mesmo tempo, o marketplace banking tem outros benefícios atrativos. Um deles é obter vantagens com relação às integrações. Sobretudo nos meios de pagamento e serviços bancários. Ao proporcionar um serviço mais completo, os bancos dão facilidade financeira. 

Para o consumidor, isso acarreta em experiência unificada e vantagens. Primeiramente, ele gasta menos tempo pesquisando as melhores ofertas bancárias. Também consegue aumentar o número de parcelamento sem juros. Além disso, ganha mais descontos e cashbacks para comprar novamente. Dessa forma, o marketplace se torna uma espécie de hub. Ou seja, disponibiliza tudo o que o cliente necessita.

Logo, o consumidor resolve suas dores em uma única plataforma. Afinal, ele pode conferir seu extrato, adquirir produtos e serviços financeiros. Bem como consegue realizar suas compras com benefícios e economia. Depois, só precisa esperar o produto chegar em casa.

Por outro lado, esse modelo também impacta positivamente os sellers. Isso porque eles conseguem maior visibilidade de seus produtos. Desse modo, atingem maior alcance de divulgação. Consequentemente, ampliam o fluxo de potenciais compradores e as vendas.

Como vemos, os marketplaces de instituições financeiras estão em amadurecimento. Entretanto, são boas oportunidades de estar mais perto dos clientes. Gigantes como o Nubank e o Inter, por exemplo, desenvolveram seus marketplaces e estão colhendo bons resultados. Além de maior fidelização e uma nova fonte de receita. 

Marketplace do Banco Inter supera R$ 1,1 bilhão em GMV em um trimestre

Marketplace do Inter, o Inter Shop é um player importante desse nicho. A plataforma, lançada em 2020, já alcançou números expressivos. Inclusive, superou R$ 1,1 bilhão em GMV (volume total em vendas) em um único trimestre de 2021.

Posteriormente, esse número aumentou ao longo do ano. Sendo assim, em 2021, o GMV do marketplace fechou em R$ 3,5 bilhões. Isso significa um avanço de 201% em relação ao ano anterior. Atualmente, o Inter Shop tem mais de 2,7 milhões de clientes. 

Conclusão

Definitivamente, o marketplace banking é o futuro dos bancos como plataforma. É um meio para conectar clientes aos produtos e serviços de terceiros através de curadoria. Desenvolver um marketplace banking pode ser, inclusive, ideal para novos bancos. Tanto para os tradicionais quanto para os digitais. Sobretudo para aqueles que não possuem uma ampla carteira de clientes inicialmente.

Se você tem um negócio e está em dúvida se deve desenvolver o seu marketplace, converse com a gente. Para falar com um dos consultores, entre em contato aqui.

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