O pós-venda da Black Friday é o momento de fidelizar clientes e estreitar o relacionamento. Descubra como o seu marketplace pode fazer um bom pós-venda!
O pós-venda da Black Friday do seu marketplace já está planejado? É o pós-venda que pode gerar futuras oportunidades de negócio. Além de garantir a satisfação do cliente e aumentar a fidelização. Por isso, ter um pós-venda estruturado ajuda a ter melhores resultados na Black Friday.
Atualmente, a Black Friday é uma das principais datas do varejo. No Brasil, a edição de 2020 bateu recorde de vendas. Foram 4,52 milhões de consumidores ativos no comércio eletrônico. Ou seja, quase 900 mil a mais que no ano anterior, segundo a Neotrust.
Ao que tudo indica, a Black Friday 2021 promete ser a maior edição de todas. Espera-se que as vendas cresçam 14,7% em comparação ao ano passado. Mas o que fazer depois que os pedidos forem feitos? Focar no pós-venda!
4 ideias para fazer um bom pós-venda na Black Friday
Primeiramente, ter um pós-venda bem estruturado ajuda os marketplaces. A gerar valor, receber feedbacks, estreitar o relacionamento com o cliente e gerenciar problemas. Desse modo, a experiência do cliente deve ser o foco. Isso porque essa é uma das melhores ferramentas para fidelização.
Portanto, trace estratégias para surpreender o consumidor e seja transparente com ele. Afinal, ele já valorizou o seu marketplace perante a concorrência. Agora, é hora de você valorizar a confiança dele. Para isso, não pense só na pré-Black Friday. Pense no pós-Black Friday. Como encantar o cliente para estimular que ele volte a comprar? A seguir, respondemos essa pergunta com 4 ideias. Confira!
#1 Estipule um SLA de atendimento
A Black Friday é um período de alto tráfego nos marketplaces. O número de clientes e os pedidos aumentam consideravelmente. Consequentemente, a demanda por atendimento também cresce. Dessa forma, proporcionar um bom atendimento é fundamental para garantir uma experiência de compra positiva. Além de estimular o consumidor a voltar a comprar no marketplace.
Sendo assim, estipule um SLA de atendimento. Responda as dúvidas com agilidade, cuidado e empatia. Também nunca deixe o cliente sem retorno. Com isso, você gera mais confiança e credibilidade para o marketplace.
#2 Garanta que o prazo de entrega seja cumprido
Logo depois que a compra for feita, é preciso garantir que o prazo de entrega seja respeitado. Isso ajuda a evitar reclamações por parte dos clientes. Afinal, a Black Friday é aguardada o ano inteiro por vários consumidores que esperam a ocasião para adquirir aquele produto tão desejado. Seu marketplace não vai querer frustrá-los, certo?
Por isso, assegure que os produtos estarão disponíveis para o consumidor. Confira se o cálculo de frete está correto para vender no prazo alinhado com as transportadoras. Uma sugestão é que os sellers tenham opções de envio diversificadas.
Caso aconteça algum atraso, se antecipe. Entre em contato com o comprador e explique a situação. Assim, seu marketplace passará segurança para o cliente que o imprevisto será solucionado.
#3 Facilite a troca e a devolução dos produtos
De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode desistir da compra no prazo de 7 dias após o recebimento do produto. Sem precisar expor uma justificativa em relação à devolução. Inclusive, isso é comum de acontecer no varejo digital.
Às vezes, o pedido não atende às expectativas do comprador. Isso pode acontecer por diversos motivos. Por exemplo, o produto pode estar com defeito ou ser de um tamanho diferente. Logo, é importante facilitar a troca e a devolução dos itens. Além de manter a transparência sobre esse processo.
Para isso, estabeleça um diálogo direto com o consumidor. Tente entender o motivo e avalie o que pode ser melhorado. Também deixe claro que o problema será resolvido com agilidade. Dessa forma, seu marketplace conquista mais credibilidade. E, como sabemos, credibilidade gera confiança e fidelização.
#4 Mantenha contato com o cliente no pós-venda
Depois da venda, mantenha contato com o público-alvo. Nesse sentido, as redes sociais e o e-mail marketing são boas estratégias. Por isso, invista nessas ferramentas. Elabore conteúdos relevantes, interaja com o cliente, agregue valor à marca.
Posteriormente, use o e-mail marketing para anunciar lançamentos e ofertas. Além disso, peça o feedback da venda realizada na Black Friday e entenda se o consumidor ficou satisfeito. Quanto mais conectado ao cliente o seu marketplace estiver, maior será o sucesso nos negócios.
Conclusão
Em síntese, um dos pontos-chave da Black Friday é proporcionar uma experiência marcante ao cliente. Mais do que oferecer descontos realmente bons, é preciso encantar o público. Porém, muitas empresas esquecem de causar essa boa experiência no pós-venda. Como resultado, perdem credibilidade, vendas e retenção de consumidores.
Por fim, manter um cliente é mais vantajoso do que adquirir um. Sendo assim, aproveite os novos que devem chegar com a Black Friday 2021 e planeje ações para mantê-los satisfeitos após as compras.
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