Marketplace e Dropshipping são dois modelos de negócios que podem atuar em conjunto, porém, pode não ser o ideal para você. Entenda as diferenças.
Dropshipping e marketplace são a mesma coisa? Não! Ambos possuem como ponto forte a redução dos estoques, porém, eles possuem diferenças importantes. O primeiro passo para entender é recapitular o significado de cada um deles.
Dropshipping ganhou bastante espaço no varejo digital brasileiro atualmente. A modalidade tem como base a redução de custos de estoque para priorizar preços mais baixos.
O que é o Marketplace
O marketplace é um modelo de negócio que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar. Ele possibilita definir o alcance de um produto devido às análises realizadas na jornada do consumidor. No marketplace, onde o vendedor expõe as mercadorias que ele dispõe e se encarrega pelo envio desses produtos, cuida da logística e administra estoques.
O que é o Dropshipping
No dropshipping o modelo de negócio acontece quando os vendedores ofertam os produtos na loja virtual e, apenas quando o consumidor realiza a compra, ocorre o contato com os fornecedores (na maior parte das vezes estrangeiros) que fazem a remessa do produtos para o consumidor.
Esse modelo normalmente é usado por importadoras e o vendedor se coloca muito mais como um facilitador do que exatamente um seller. Com isso, desenvolve uma cadeia de suprimentos eficiente.
Pela descrição dos dois modelos, pode-se acreditar que são sistemas iguais mas, a diferença principal está na relação entre o vendedor e o cliente. Enquanto no dropshipping não há estoque com o vendedor que providencia o conteúdo apenas com a venda realizada, no marketplace os vendedores possuem estoque, apenas ela não é gerida pela plataforma de marketplace.
Em ambos, a vantagem está na limitação de riscos com o custo de estoque, o que pode até ser visto como vantagem integrar dropshipping e marketplace. Porém, alguns problemas podem fazer você pensar melhor sobre isso. O controle reduzido, os trâmites burocráticos de importação, a incerteza sobre o estoque dos fornecedores, e se a entrega realmente acontecerá e a dificuldade para as trocas do consumidor são temas que precisam ser avaliados para que a redução de custos com zero estoque não prejudique a experiência do consumidor.
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