De consultas médicas presenciais a atendimentos à distância oferecidos pela telemedicina, novas soluções têm surgido a cada dia no setor farmacêutico, transformando a forma como os negócios são feitos, oferecidos e consumidos. Tudo isso porque a pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital e ajudou na ampliação da oferta de produtos e serviços, bem como transferiu as lojas físicas para o ambiente digital, fomentando o boom do e-commerce. E é em busca de discutir esses assuntos que a OmniK e a Driven.CX vão realizar a live gratuita “Transformação digital na indústria fármaco: futuro e soluções via negócios de plataforma”, no dia 10 de junho, às 13h, ao vivo pelo Zoom, com o CEO da OmniK, Thiago Coelho, e o CEO da Driven.CX, Fabrizzio Topper. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em clicando aqui
Entre os conteúdos que serão abordados pelos especialistas no bate-papo, estão a importância dos marketplaces para acelerar as vendas na indústria farmacêutica e como a transformação digital tem contribuído para o crescimento do setor na perspectiva da alavancagem das receitas e da produtividade. Os espectadores também poderão conhecer as vantagens do modelo de plataforma de marketplace, quais as empresas de referência que adotaram esse modelo e as soluções de tecnologia de marketplace da OmniK para o mercado.
Com mediação da Head de Marketing da OmniK, Marcella Rodrigues, a live terá, ainda, espaço para os participantes tirarem dúvidas com os CEO’s. Para você ir se inteirando sobre o assunto, listamos abaixo algumas transformações que o varejo farmacêutico, um dos pilares do ecossistema digital de saúde, adotou para continuar operando durante a pandemia:
Migração para o e-commerce
O mercado farma está tendo um crescimento exponencial mesmo na pandemia. Isso se deve, em grande parte, ao comércio eletrônico, já que muitas farmácias perceberam a importância de expandir o contato com os consumidores nas plataformas digitais e migraram para o mundo virtual e, consequentemente, para o e-commerce. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), só no primeiro semestre de 2020, o volume de atendimentos nos canais digitais aumentou de 2,78 milhões para 4,98 milhões, enquanto que o número de remédios ou itens vendidos cresceu 76,86%. Farmácias de todos os portes também estão evoluindo seus negócios e transformando as lojas virtuais em marketplace para atrair cada vez mais consumidores e acelerar as vendas.
Telemedicina
Devido à pandemia, o Ministério da Saúde liberou em caráter emergencial o uso da telemedicina, o que gerou um aumento considerável na procura de atendimentos médicos e geração de laudos à distância. Somente em março de 2020, quase 13 mil médicos se cadastraram para fazer o uso gratuito da solução, segundo a healthtech focada em prescrições online, a Memed. O volume de prescrição também foi 60% maior do que o registrado no mesmo período de 2019. Entre as diversas vantagens da telemedicina, estão o acesso à medicina de qualidade e profissionais de referência, a diminuição do deslocamento dos pacientes aos hospitais, a melhoria da qualidade dos laudos, a segurança nas operações e o aumento da agilidade dos processos.
Receita médica digital
Outra inovação no mercado da saúde foi a liberação da receita médica digital, que é a evolução da tradicional prescrição médica entregue em papel no consultório. Com a medida, os médicos atendem com segurança e eliminam os erros que podem acontecer na transcrição da receita, os farmacêuticos evitam aglomerações dentro das farmácias e os pacientes otimizam tempo e garantem melhores resultados no tratamento.
Depois de passar por uma consulta via telemedicina, o paciente recebe a receita eletrônica preenchida pelo médico em padrão PDF por e-mail ou aplicativos. Esse receituário fica armazenado na nuvem e pode ser acessado tanto pelo médico quanto pelas farmácias. Isso faz com que o paciente não precise ir até a farmácia, pois pode ligar para o estabelecimento que preferir e fornecer o CPF para o farmacêutico, que vai acessar a prescrição diretamente na plataforma, realizar o pedido e enviar o medicamento para a casa do cliente. Essa alternativa diminui os erros na dispensação, permite a rastreabilidade do medicamento, assim como melhora e agiliza o atendimento dos pacientes.
As oportunidades para novos modelos de negócios no segmento de saúde crescem a cada dia e a indústria farmacêutica está recebendo essa onda de inovação. Logo, não perca a nossa live e descubra como podemos transformar o seu negócio em uma plataforma de marketplace! Até lá!