A Black Friday 2021 está chegando e já é no dia 26 de novembro! Saiba como o marketplace pode garantir compras seguras aos clientes.
A Black Friday 2021 é o assunto do momento. Desde já, a data está sendo muito aguardada pelos marketplaces e varejistas. Isso porque a Black Friday é a ocasião ideal para aumentar as vendas, o faturamento, o número de clientes e a fidelização.
Em 2020, tivemos a edição mais digital da história. Devido às mudanças nos hábitos de consumo causadas pela pandemia e a comodidade de comprar sem sair de casa, o varejo digital ganhou mais força. Consequentemente, durante a Black Friday, as vendas online excederam as realizadas em lojas físicas. Dessa forma, as vendas no e-commerce passaram de R$ 5,1 bilhões.
Black Friday 2021 deve quebrar novos recordes
Entretanto, a Black Friday 2021 promete quebrar novos recordes. Segundo a Conversion, 72% dos brasileiros pretendem comprar online. Por isso, a expectativa é que a Black Friday 2021 cresça 14,7%.
Apesar dessa projeção otimista, os marketplaces precisam redobrar alguns cuidados. Principalmente com a cibersegurança e os dados dos clientes. Afinal, falhas na cibersegurança podem impactar em ataques cibernéticos. Além de expor informações sensíveis, como dados de cartão de crédito.
De acordo com o Massachusetts Institute of Technology, o volume de vazamento de dados cresceu 493% na pandemia. Por isso, os marketplaces precisam se preocupar com a segurança.
Mas como o marketplace pode garantir compras seguras? Neste artigo, em parceria com a FC Nuvem, contamos a você. Continue lendo!
A importância da cibersegurança na Black Friday
Primeiramente, proporcionar uma compra segura no marketplace é essencial. Sobretudo para o cliente, o seller e o próprio marketplace. Dessa forma, o cliente pode ficar tranquilo que o marketplace mantém as informações sigilosas e não vaza seus dados. Assim, o consumidor tem a segurança que seus dados estão protegidos.
Já o seller recebe o pagamento no prazo de repasse combinado, sem risco de fraudes. Por último, o marketplace ganha boas avaliações, aumenta a fidelização e proporciona uma experiência satisfatória ao cliente.
Principalmente na Black Friday, o tráfego nos marketplaces é alto. Inclusive, muitos sites chegam a ficar fora do ar e sofrer ataques. Atualmente, os ataques cibernéticos acontecem das mais diversas maneiras. Entretanto, eles podem ser prevenidos ou ter seus efeitos amenizados. Por isso, investir na cibersegurança é fundamental.
Antes de mais nada, a cibersegurança é o conjunto de medidas adotadas para proteger computadores, servidores, dispositivos móveis, entre outros, contra ataques maliciosos.
Para o marketplace ter mais segurança contra esses ataques, uma solução é investir na infraestrutura em nuvem. Essa infraestrutura permite o uso de recursos importantes para proteger a plataforma e remediar golpes virtuais.
A FC Nuvem, por exemplo, oferece serviços com foco em segurança no qual é possível identificar vulnerabilidades do ambiente em nuvem. Assim como mapear ações de correção para blindar o marketplace de tentativas de ataque. Além disso, a FC Nuvem revisa frequentemente a segurança do ambiente e monitora 24 horas por dia.
Assim, oferecer um ambiente online seguro para os consumidores torna-se viável. Consequentemente, o marketplace terá um melhor desempenho na Black Friday.
Dicas para garantir compras seguras na Black Friday 2021
Como vimos, a segurança é um item necessário no marketplace. Protegendo os dados dos clientes, você evita prejuízos financeiros para o seu negócio. Portanto, não deixe essa questão em segundo plano, ok? A seguir, listamos dicas para reduzir os riscos nas transações digitais antes e durante a Black Friday 2021. Confira!
1 – Fique atento à estabilidade e disponibilidade
Ninguém gosta de navegar em um site lento, certo? Para melhorar o desempenho do seu marketplace, é importante ter uma boa infraestrutura por trás. Dessa forma, você garante que seu marketplace não saia do ar. Seja qual for o volume de acessos.
2- Preveja possíveis estresses na infraestrutura
Desde já, faça testes de estresse na infraestrutura. Com isso, você consegue prever como ela irá se comportar. Além de entender se tem algum ajuste que pode ser feito previamente para atingir a meta de usuários
3 – Invista na escalabilidade
A princípio, você não precisa ter uma infraestrutura preparada para a Black Friday pelo ano inteiro. Portanto, trabalhe com workloads em nuvem que permitam crescer a sua infraestrutura de acordo com a necessidade do seu negócio. Por exemplo, na Black Friday 2021, você pode pagar apenas o que consumir nesse tempo.
4 – Opte por uma plataforma de gestão de marketplace robusta
Uma plataforma de gestão de marketplace robusta, como a da OmniK, pode fazer a diferença. Isso porque a plataforma facilita o controle da operação durante a Black Friday. E mais: permite gerenciar a visão dos principais indicadores de performance do marketplace.
Sendo assim, fica mais fácil controlar a precificação, o ciclo de pedidos e as ocorrências. Cobrar comissões, promover produtos e gerenciar o estoque também. Dessa maneira, o marketplace não vende produtos que não estão disponíveis. Além disso, você pode configurar as regras de entrega e muito mais.
Quer conhecer mais sobre a plataforma da OmniK? Agende uma demonstração gratuita clicando aqui.
Leia também:
Black Friday 2021 no marketplace: tendências e insights
Black Friday 2021: dicas para o marketplace entregar experiência ao cliente