Omnichannel é uma estratégia que une diferentes canais para oferecer uma experiência positiva e está gerando crescimento para o Walmart
O omnichannel é, antes de tudo, uma estratégia baseada no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra independentemente do meio. Isso significa que o omnichannel gera uma convergência entre o online e offline. Como resultado, otimiza a experiência do cliente na jornada de compra.
Antigamente, integrar o varejo físico com o digital era desafiador. Entretanto, com o surgimento dos marketplaces isso tornou-se mais simples. Agora, os marketplaces permitem que as marcas ampliem os portfólios. Assim como conheçam o comportamento e as necessidades dos clientes.
A princípio, o omnichannel também aproxima a empresa do consumidor. Como também ajuda a melhorar o relacionamento entre as partes. Isso porque a marca disponibiliza multicanais de vendas ao cliente. Assim, ele pode decidir onde, quando e como comprar. Da mesma forma, pode escolher se compra online ou offline.
Atualmente, 77% dos consumidores esperam por uma experiência omnichannel. Por isso, empresas de todos os portes estão investindo nessa estratégia. E, consequentemente, alcançando novos clientes e bons resultados. Uma delas, por exemplo, é o Walmart. Portanto, vamos conhecer mais sobre esse case de sucesso?
Walmart aumentou faturamento com a estratégia omnichannel
Um dos gigantes do varejo, o Walmart está cada dia mais omnichannel. Primeiramente, a empresa percebeu o forte potencial do comércio eletrônico. Além disso, encontrou no marketplace uma saída para expandir os negócios. Bem como para se manter competitivo também no ambiente digital.
Sendo assim, o Walmart lançou seu marketplace em 2009. Recentemente, devido à pandemia e aos novos hábitos de consumo, a plataforma cresceu mais. Segundo a empresa, as vendas digitais aumentaram de 6% para 13%.
Boa parte desse crescimento, inclusive, se deve aos sellers. Somente no ano passado, a plataforma ganhou mais de 20 mil novos vendedores. A expectativa é que outros 40 mil ingressem em breve.
Hoje, a empresa soma mais de 10 mil lojas físicas. Essas unidades se tornaram híbridas e funcionam como centros de atendimento. Com a união das vendas on e off, o valor bruto de mercadoria do Walmart aumentou 500% em 2021.
Já o crescimento das vendas líquidas também se intensificaram. Sobretudo no quarto trimestre, a empresa registrou 7,6%. Dessa forma, o Walmart rompeu as barreiras entre o varejo físico e digital. Logo, o consumidor tem várias opções de contato com a marca.
Conclusão
Em síntese, o marketplace é consolidado como uma plataforma omnichannel. Isso porque conecta o estoque do varejista online e offline. Dessa forma, as empresas não se limitam às vendas físicas. Além disso, conseguem atrair mais clientes, parceiros e vendas.
Definitivamente, o futuro do varejo é omnichannel. É oferecer ao consumidor comodidade para suprir suas dores e necessidades. Sobretudo em diferentes canais, sejam eles virtuais ou não. É proporcionar um atendimento humanizado e personalizado.
Ao passo que a marca oferece um atendimento de qualidade, ela estreita laços com o consumidor. Isso, inclusive, gera uma experiência mais rápida e positiva. Por fim, por meio da estratégia omnichannel, as empresas podem focar em melhorar os serviços, a credibilidade da marca e o processo de fidelização.
Então, o momento ideal de se tornar omnichannel é agora. Se o seu negócio ainda não se transformou em marketplace, não perca tempo. Fale com um dos nossos consultores clicando aqui. Conte conosco para traçar uma estratégia promissora para a sua empresa.