O marketplace in possibilita a indústria maiores margens, ganho de eficiência operacional e uma gestão de toda a cadeia de valor orientada a dados
O marketplace in é uma tendência de negócios que tem revolucionado a forma como a indústria acelera a transformação digital. Isso porque o marketplace in permite escalar as vendas, aumentar a diversidade dos produtos em uma só plataforma, entre outros benefícios.
Em primeiro lugar, não é novidade que nos últimos anos necessitamos nos tornar mais digitais. Também precisamos descobrir outras formas de realizar o que fazíamos antes, mas de um jeito diferente. Foi assim que desenvolvemos outras práticas de consumo que foram se tornando novos hábitos de compra.
Inclusive, os números nos dão uma proporção da realidade. Segundo a Neotrust, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em 2021. Dessa forma, chegou a faturar R$ 161 bilhões.
Todo esse boom do digital coincide com o momento em que a indústria se apoia em um sistema de tecnologias avançadas. Por exemplo, inteligência artificial, robótica, internet das coisas, etc.
Atualmente, no Brasil, o impulsionamento do e-commerce virou uma oportunidade para a indústria apostar no modelo de negócios D2C (direct to consumer). A grande força do D2C está em possibilitar margens maiores. Ou seja, margens que favorecem a rentabilidade.
Contudo, a distribuição em menores quantidades e o bom atendimento ao cliente são alguns dos desafios do D2C. Assim, quem está acostumado com grandes operações tem dúvidas sobre esse modelo.
Todavia, o que muita gente não sabe é que a estrutura por trás de um marketplace acaba por dissipar essas dúvidas. Assim como proporcionar à indústria a segurança para avançar no D2C. Dessa forma, trabalhar no D2C fica mais fácil e rentável sendo um marketplace in.
Benefícios que a indústria ganha ao se tornar um marketplace in
#1 Relacionamento com os revendedores
Um dos benefícios para a indústria é se relacionar sem atrito com os revendedores. Ou seja, ao se tornar um marketplace in, a indústria faz dos seus revendedores parceiros que comercializam seus produtos na plataforma da marca. Desse modo, esse movimento fortalece toda a cadeia de vendas e gera resultados para os envolvidos.
#2 Força de marca que atrai novos shoppers para o marketplace in
Quando a indústria se torna um marketplace in, ela já entra no mercado com uma vantagem competitiva. Afinal, como a marca é conhecida e tem credibilidade, atrai muitos shoppers sem que seja preciso um esforço de divulgação sobre o novo canal de vendas. Como é necessário, por exemplo, para outros marketplaces.
#3 Eficiência logística com entregas mais rápidas e fretes mais baratos
Hoje, a velocidade de entrega é um ativo valioso. Nesse sentido, é importante poder contar com o estoque e as lojas físicas dos parceiros como pontos de distribuição. Logo, é possível entregar os produtos com mais rapidez e fretes mais baratos.
Assim, a indústria ganha a liberdade de criar o seu próprio modelo de logística. Como consequência, a marca favorece o shopper, que recebe o produto comprado em menos tempo. Tudo isso graças ao envio feito por um distribuidor que se localiza mais perto de onde ele está.
#4 Contato com o consumidor final no marketplace in
No marketplace, a indústria pode estreitar laços com o consumidor final. Inclusive, quando a marca está próxima do cliente, é possível conhecê-lo para tomar decisões mais estratégicas.
Do mesmo modo, a indústria tem acesso aos detalhes das jornadas de compras. Com a captação dessas informações, a indústria é capaz, por exemplo, de traçar ações para melhorar a experiência.
#5 Maior alcance e visibilidade para a marca
Outro benefício é que a indústria tem a possibilidade de aumentar a relevância. A visibilidade e a credibilidade da marca também. Isso porque o marketplace é um modelo de negócio escalável.
Logo, ao contar com vários parceiros espalhados pelo país, a indústria propaga a marca. Como resultado, conquista maior alcance até em regiões antes não alcançadas.
#6 Garantia do padrão dos anúncios e da veracidade das informações sobre os produtos
Por fim, ao se tornar um marketplace in, a indústria é proprietária do catálogo de produtos. Dessa forma, determina quais fotos, títulos e descrições serão usados. Portanto, garante a qualidade dos anúncios e a veracidade das informações sobre os produtos.
Conclusão
Em síntese, o marketplace possibilita que a indústria centralize e oferte produtos em uma só plataforma. Dessa forma, a indústria incrementa o sortimento e aumenta a frequência de compra.
Além disso, o marketplace permite aumentar as margens financeiras, melhorar a experiência dos clientes e ganhar eficiência operacional.
Enfim, se a sua indústria quer migrar para esse modelo de negócio, conte com a gente. Estamos à disposição para traçar uma estratégia promissora para o seu negócio. Entre em contato conosco clicando aqui.
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