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Dia do Cliente: o marketplace deve ter o consumidor no centro do negócio

10/09/2021
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    dia do cliente

    Confira algumas estratégias que o seu marketplace precisa ter para colocar o cliente como centro e ter bons resultados

    O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, é uma boa oportunidade para os marketplaces demonstrarem que têm colocado o consumidor em primeiro lugar em suas estratégias e no centro do negócio.

    Entretanto, isso não é tão simples quanto parece. Porém, é possível. O que precisamos ter em mente é que algumas atitudes precisam ser tomadas. É necessário, entre tantas coisas, levar em consideração a experiência do cliente nas tomadas de decisão, tentar sanar suas dores, atendê-lo com empatia e transformar as sugestões, críticas e elogios em ação.

    Dessa forma, o marketplace pode ganhar e muito. Seja fidelização, novos compradores e até faturamento. Isso porque empresas que utilizam uma estratégia centrada no cliente são 60% mais lucrativas, de acordo com dados da Deloitte.

    Ou seja, a hora de manter o cliente como ponto central do marketplace e colocar as necessidades dele em primeiro plano é agora. De olho em ajudar nessa questão, listamos algumas estratégias de customer centric que o seu marketplace pode adotar para ter mais sucesso.

    Coloque o cliente como protagonista

    Uma das melhores formas de centrar suas ações no cliente é colocá-lo como protagonista. Por isso, é importante conhecê-lo e entender suas necessidades, demandas, dores e desejos. Busque feedbacks, faça pesquisas de satisfação, aceite sugestões de melhoria.

    Assim, o seu marketplace conseguirá encontrar formas que possam realmente ajudá-lo e oferecer produtos e serviços no momento e da maneira que façam sentido para ele.

    Afinal, o que percebemos é que o consumidor moderno quer mais que produto, ele quer experiências positivas e marcantes em toda jornada de compra. E ninguém melhor do que ele para sugerir como o seu marketplace pode melhorar o atendimento ou a qualidade do produto, não é?

    Melhore a experiência com a marca

    Já falamos aqui no blog sobre a importância de gerar boas experiências de compra e do poder do omnichannel.

    Mais do que oferecer uma jornada fluída e inesquecível, é imprescindível conhecer todas as etapas desse processo e identificar os caminhos que um comprador percorre a fim de descobrir como ele se comporta em cada etapa.

    Mesmo que você tenha oferecido uma experiência fluida, sempre existe o que melhorar, concorda? Portanto, monitore com frequência os resultados e reavalie processos para sempre proporcionar a melhor experiência possível para o seu cliente.

    Mantenha a transparência com o consumidor

    Seja no Dia do Cliente ou ao longo do ano, um ponto importante para ser um marketplace de alta performance é zelar pela transparência. Sendo assim, mantenha o seu público ciente acerca de determinadas ações, como mudanças nos status do pedido, atraso na entrega da mercadoria e o uso de dados para a personalização da experiência.

    Também demonstre que o seu marketplace é confiável e tente construir uma relação sólida com o seu público. Isso faz com que o cliente fique satisfeito e permaneça leal à sua plataforma.

    Lembre-se que vivemos em uma época na qual as empresas que criam um vínculo emocional com os consumidores são mais valorizadas.

    Descubra formas de encantar o cliente

    Além de se conectar com os clientes e construir um relacionamento próximo, é preciso surpreender o consumidor. Que tal aproveitar o Dia do Cliente para lançar uma campanha com um apelo mais emocional de valorização? Ou criar ações para que ele se encante com o seu marketplace? Estimule a criação de recordações com a sua marca.

    Invista em uma boa plataforma de gestão

    A tecnologia facilita bastante todo esse processo de coletar dados relevantes e informações a respeito dos clientes a fim de fidelizá-los. Sabe como? Por meio de uma plataforma de gestão de marketplace robusta e escalável, como o Seller Center da OmniK.

    Essa solução avalia a performance do marketplace, assim como mapeia o ciclo de vida do pedido e mostra indicadores de qualidade e performance da operação, do marketplace, do lojista e do seller. Além disso, configura e controla a interação entre o cliente e o fornecedor.

    Se o objetivo é colocar o seu cliente no centro da estratégia, esses dados em mãos podem fazer a diferença e ser determinantes para traçar fluxos para processos eficientes. Quer saber mais sobre o Seller Center? Entre em contato com um consultor OmniK aqui.

    Leia também:

    Dia do Cliente: 5 dicas para preparar seu marketplace

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