Como o marketplace D2C possibilita que indústrias e fabricantes vendam diretamente para o consumidor e invistam em novos modelos de negócio.
O marketplace D2C (direct-to-consumer) são vistos com um novo modelo de negócio para indústria e fabricantes. Atualmente, está presente em boa parte das estratégias de transformação digital do setor.
Vender diretamente ao consumidor amplia a presença digital da marca e constrói uma nova forma de receita. Estando mais próximo do cliente, é possível conhecê-lo para tomadas de decisão mais estratégicas. Além disso, os processos logísticos estarão mais ágeis por meio da rede de revendedores que se tornam parceiros. É como se, na teoria, a indústria dispensasse intermediários para comercializar os seus produtos. Mas, na prática, formam-se parcerias mais sólidas que impulsionam o alcance do produto e o faturamento dos intermediários.
Várias empresas já perceberam que investir no modelo D2C é uma excelente estratégia. Continue lendo este artigo e aprenda mais sobre o mundo dos marketplaces D2C.
Entenda o que é D2C, o modelo de negócio do futuro
Diferentemente dos negócios B2B (business-to-business, para o comércio entre empresas) e B2C (business-to-consumer, para o comércio entre empresas e consumidor final), o D2C (direct-to-consumer ou direto ao consumidor) tem o fornecedor como o próprio fabricante ou distribuidor.
Quando uma indústria decide vender diretamente para o seu consumidor, algumas percepções mudam. A primeira delas é o acesso à informações do comportamento do consumidor em relação ao seu produto. O que antes era um privilégio de varejistas e distribuidores, torna-se uma ponte entre marca e cliente.
Agora, a indústria acompanha a demanda do público e transforma os feedbacks em novas soluções. Logo, vender direto ao consumidor acaba sendo uma possibilidade real de estudo das marcas.
Para se ter ideia, 87% das indústrias consideram o D2C relevante tanto para o consumidor quanto para o produto, segundo pesquisa feita pela Bringg.
Provavelmente, você já ouviu falar nas lojas virtuais da Avon e Apple. Essas empresas atuam no modelo D2C, por exemplo. A Coca-Cola, a Nike e a P&G são outras companhias que também já estão aproveitando as potencialidades do D2C e utilizando seus canais de venda para obter uma margem de lucro maior e se aproximar dos clientes.
A indústria está mudando e o marketplace pode ser uma estratégia
Antes do boom do comércio eletrônico, a indústria focava grande parte dos seus esforços na criação de novos produtos e na manutenção do parque fabril. Sem ter a estabilidade financeira para abrir uma loja física, as revendas eram a solução mais viável para se conectar ao consumidor.
Com os negócios digitais influenciando o mercado, a indústria pode estimular outras formas de consumo. Por isso, o modelo D2C se mostra tão viável. Hoje, vemos a indústria indo além do varejo tradicional e mais interessada em saber para quem se vende e o porquê desse consumo. Não à toa o mercado D2C deve aumentar 19,2% neste ano.
E como o consumidor percebe esse movimento D2C? Da melhor forma possível. Atualmente, 51% dos compradores consideram essencial ter uma experiência personalizada com a marca, de acordo com dados do Scalefast. [linkar com: ] Além disso, 44% dos consumidores acreditam que as empresas D2C produzem produtos de melhor qualidade e 80% dos consumidores devem fazer pelo menos uma compra no modelo D2C nos próximos cinco anos, segundo o Índice de Intenção de Compra Direta ao Consumidor da Diffusion.
E por que o marketplace D2C seria uma forma viável para a indústria? Após o fechamento temporário de muitas lojas físicas e restrições operacionais, os consumidores estão buscando personalização e pesquisando novas formas de comprar. Procurar novas rotas online para a indústria levanta a viabilidade do marketplace D2C em relação a um e-commerce tradicional.
Um marketplace D2C dá aos clientes a confiança de que estão comprando produtos direto da fábrica, com garantias e serviços de valor agregado, como reparos de produtos e acessórios. Isso não define uma concorrência com varejistas, mas, sim, a possibilidade de construir uma rede de parcerias com eles. Isso viabiliza o uso do estoque desses parceiros e oferece uma logística mais ágil para o consumidor, podendo desenvolver uma estratégia omnichannel. Ele também experimenta um modelo de marketplace de nicho, onde a especialidade do negócio favorece público com interesses específicos. Já falamos sobre esta tendência aqui.
Na OmniK, desenvolvemos o Dynamic Sellers, uma solução especial para o marketplace D2C para a indústria. Na plataforma de marketplace, o fabricante pode cadastrar revendas parceiras que se tornam “sellers”. A partir daí, as vendas são realizadas com o revendedor mais próximo do consumidor, podendo definir se ele quer pegar o produto na loja ou receber em casa. Ou seja, o tempo de entrega é menor do que se a compra fosse feita e entregue por um único centro de estoque. Falamos mais sobre essa solução abaixo.
Vantagens de montar um marketplace D2C
Um marketplace D2C oferece uma jornada de compra mais prática, na qual os clientes podem encontrar as informações e os serviços/produtos que desejam em um único lugar. Isso ajuda a estreitar os laços com os consumidores e fidelizá-los à marca. A seguir, confira outras vantagens de ter um marketplace D2C:
- Reduzir custos e tributação, pois o modelo D2C elimina o intermediário na transação e isso pode aumentar o lucro e a rentabilidade da empresa.
- Ter acesso a dados e mais contato com o consumidor final, o que permite a indústria conhecer melhor o público-alvo e identificar o que o cliente mais deseja e procura.
- Intensificar a credibilidade e a confiança dos clientes, uma vez que eles estão comprando com a própria fabricante.
- Ampliar o market share e ganhar vantagem em relação à concorrência.
- Fortalecer a estratégia omnichannel, oferecendo experiências de compra diversificadas e integrando a operação online e offline.
Dynamic Sellers ajuda a inovar marketplaces D2C
De olho nas dores do mercado e em busca de facilitar o processo da venda ao consumidor final nos marketplaces D2C, a OmniK oferece uma solução exclusiva para as indústrias: o Dynamic Sellers.
Por meio do Dynamic Sellers, qualquer indústria pode construir seu marketplace como modelo de negócio de plataforma. Tendo o controle do seu marketplace, amplia as fontes de receita do negócio e oferece mais oportunidades de vendas para os parceiros.
Esse modelo carrega o conceito de “uberização”, pois a plataforma utiliza a geolocalização para fazer uma identificar o seller mais próximo do cliente. Ou seja, em uma única transação, torna-se possível aproximar os consumidores de revendas próximas e aumentar a carteira de compradores dos sellers.
Na prática, o processo é simples: o comprador acessa o marketplace, seleciona seus produtos e realiza o pagamento. Ao fornecer o seu endereço, o sistema rastreia e notifica os sellers mais próximos. A dinâmica é parecida com uma solicitação de carro por aplicativos de transporte, sabe?
Depois disso, o revendedor disponível aceita o pedido e se responsabiliza pelos procedimentos de separar, embalar e entregar a mercadoria. Se você tem interesse em saber mais sobre Dynamic Sellers, confira este conteúdo que produzimos sobre o tema.
Conclusão
O marketplace D2C permite que as marcas ofereçam aos clientes uma experiência de compra personalizada. Mas ter um marketplace D2C bem-sucedido requer um entendimento da experiência do cliente e estratégias de aquisição de clientes, bem como conhecer plataformas D2C, a exemplo do BigCommerce, Magento e Shopify, de dentro para fora.
É notável que, quando bem planejado e aplicado, o modelo D2C tem grandes chances de aumentar a competitividade da empresa, assim como fomentar os lucros de forma contínua.
E aí, esclarecemos suas dúvidas sobre o marketplace D2C? Agora que você já está por dentro do assunto, pode avaliar se é um modelo de negócio interessante para a sua empresa.
Se for, conte com a gente. Nós nos empenhamos todos os dias para transformar negócios em marketplaces ágeis e escaláveis e estamos à disposição para traçar uma estratégia promissora para o seu negócio. Entre em contato conosco clicando aqui.