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Marketplace no segundo semestre: como aproveitar o calendário do varejo

20/08/2021
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    marketplace varejo segundo semestre

    Datas comemorativas como Black Friday e Natal vão movimentar o segundo semestre. Saiba como preparar o seu marketplace para vender mais.

    Marketplace tem oportunidades para aumentar o faturamento no segundo semestre. Isso porque o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal estimulam as compras e criam oportunidades de relacionamento.

    Com o mercado se flexibilizando, o varejo físico tem uma retomada. Porém, especialistas apontam que o varejo digital seguirá em patamar maior do que antes da crise. Dessa forma, o marketplace segue se consolidado como um modelo de negócio que conquistou os consumidores durante a pandemia. A diversidade de produtos e agilidade nas entregas são pontos fortes.

    Por isso, apostar nas datas calendário varejista podem ser ideais para aumentar as vendas, o tráfego e o faturamento do seu marketplace. Pensando nisso, separamos para você algumas dicas para o seu marketplace se preparar para o segundo semestre.

    Estude as datas importantes para o seu marketplace

    Para planejar um calendário perfeito para o seu marketplace, é importante escolher quais datas se encaixam melhor para a sua marca. Por exemplo, se o seu negócio vende biquínis, colocar muito empenho no Dia dos Pais não é a melhor estratégia. Entretanto, o Dia do Cliente, a Black Friday e o Natal são datas relevantes para todo o varejo.

    Sendo assim, crie boas estratégias de acordo com o seu público-alvo, invista em promoções ou descontos para as datas corretas de acordo com seus produtos e descarte aquelas que não tenham ligação com seu nicho. Ah, também lembre-se de analisar os dados para saber quais produtos você teve mais ou menos sucesso em comercializar.

    Ofereça uma boa experiência para o consumidor

    Se tem duas coisas essenciais para o sucesso do seu marketplace e indispensável para aproveitar o grande fluxo em datas comemorativas é oferecer um atendimento de qualidade e uma boa experiência para o consumidor.

    Para isso, garanta que a jornada de compra seja fluida e encante o cliente. Tente superar as expectativas do consumidor, trate ele com empatia e mostre que a empresa está disposta a solucionar problemas. Com o cliente satisfeito em sua jornada de compra, fica mais fácil fidelizá-lo e fazer com que ele compre novamente em outra ocasião.

    Disponibilize vários métodos de pagamento

    Proporcionar uma ampla variedade de métodos de pagamento é uma ótima estratégia para conquistar novos clientes. Portanto, invista em seu sistema de pagamentos para que o seu consumidor pague da forma que preferir e seu marketplace se destaque no mercado.
    Anote outra dica: fique de olho nos novos sistemas. O Pix, por exemplo, é um meio de pagamento eletrônico instantâneo que pode ser utilizado no seu negócio como um atrativo. Que tal testar essa nova forma de pagamento??

    Invista em promoções e frete grátis

    Datas como Black Friday e Natal são disputadas por muitos lojistas, não é? Por esse motivo, apostar em oferecer algum diferencial, como frete grátis e descontos especiais, pode ser um fator determinante para engajar clientes e ampliar o volume das vendas.

    Isso porque o valor da entrega faz diferença para o consumidor e pode fazê-lo desistir de comprar um determinado item. Para se ter ideia, o número de pedidos com frete grátis cresceu 38% do ano passado para cá, de acordo com o 44ª edição do relatório Webshoppers, feito pela consultoria Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs Banco.

    Mas atenção: ações como essa precisam ser planejadas para itens onde o ticket médio compense uma prática desse tipo.

    Primeiro semestre registrou 100 milhões de pedidos na internet

    Com o avanço da vacinação e a melhora da economia, a expectativa é que as vendas no comércio eletrônico cresçam até o fim do ano. Isso porque o primeiro semestre bateu recorde de faturamento: R$ 53 bilhões, um aumento de 31% em relação a 2020.
    Outro dado que chama a atenção é que foram realizados 100 milhões de pedidos pela internet. Desse total, 56% foram feitos em e-commerces, segundo a Ebit | Nielsen.

    Portanto, aqui vai mais uma dica: torne seu marketplace responsivo a qualquer dispositivo que o usuário esteja usando para oferecer uma experiência de navegação positiva e aparecer nas primeiras páginas de busca.

    Conclusão

    O movimentado calendário varejista neste segundo semestre pode ajudar o seu marketplace a gerar mais conversões, atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Mas para isso é importante fazer um bom planejamento, mapear as datas comemorativas relevantes para o seu negócio e traçar ações estratégicas com antecedência.

    Além disso, pode fazer a diferença ter uma plataforma de marketplace robusta e escalável, como a da OmniK. 100% SaaS e White Label, a plataforma possui um grande diferencial: um seller center com módulos completos para realizar a gestão do marketplace de ponta a ponta. Se você tiver interesse em agendar uma demonstração para conhecer melhor, teremos o maior prazer em atendê-lo. É só clicar aqui!

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