Saiba como a era fígital está impactando o varejo e como o marketplace pode se adaptar a integração do offline com o online
A era fígital corresponde a um movimento econômico e social. Afinal, sua característica de integrar offline e o online estimula novos modelos de negócio, como os marketplaces. Dessa forma que se atende às expectativas do consumidor atual.
Atualmente, o consumidor quer mais que um produto. Pois, para 94% das pessoas, a experiência determina sua decisão. Logo, colocar o consumidor como centro é a real estratégia na era fígital. Por isso, o varejo digital fortalece o físico ao acompanhar as tendências.
Antes da pandemia, os marketplaces e as lojas físicas já vinham flertando com o formato de compra e venda híbridos. Atualmente, é cada vez mais um caminho natural. Quem aposta na omnicanalidade, sai na frente da concorrência. Portanto, este é o momento de pensar menos no digital e mais no fígital. Por isso, investir na hibridização dos canais pode ser um importante diferencial competitivo. Para você entender melhor o assunto e como entregar uma experiência de compra fígital ao seu negócio, continue lendo este artigo.
Afinal, o que é fígital?
Fígital é a versão “abrasileirada” de phygital (junção das palavras physical e digital). Portanto, trata-se da união dos ambientes físico e digital. Isso ocorre quando você compra no site e retira na loja, ou experimenta o produto na unidade física, mas compra online para receber no conforto da sua casa. Pronto! Você acaba de experimentar uma característica fígital.
O fígital é baseado no conceito omnichannel, onde a experiência do consumidor é definida pela interação com empresas em múltiplos canais. Isso quer dizer uma busca ter mais conexão com o cliente e suprir os desejos de consumo dele.
A pesquisa “Varejo em transformação”, feita pela Deloitte, constatou que em 65% das empresas analisadas, mais da metade dos clientes apresentaram comportamento fígital. Frequentemente eles consultam preços na internet enquanto estão na loja física. Então, o consumidor omnichannel está mais exigente e procura boa experiência de compra, rapidez e atendimento personalizado. Logo, o fígital torna as operações físicas e virtuais mais dinâmicas e integradas.
Você precisa estar preparado para a era fígital para se conectar ao seu cliente. Portanto, considere estruturar novos modelos de negócio para escalar. O marketplace pode ser uma oportunidade, então, continue lendo este artigo para saber mais.
Como o mundo fígital traz vantagens ao marketplace
Primeiramente, é importante saber que a transformação digital no varejo é um importante movimento da era fígital. Para que os negócios do setor continuem em crescimento, os marketplaces se tornam uma oportunidade escalável. Então, se falamos de escalabilidade e oportunidade, precisamos explicar as vantagens deste modelo de negócio.
A primeira delas é entender o seu consumidor. Compreendendo o que estimula comprar online ou offline agrega mais valor ao seu marketplace durante a jornada de compra. Ou seja, possibilita estudar formas de melhorar atendimento, logística e outros aspectos que impactam a decisão de compra.
Logo em seguida vem a fidelização. afinal, se você melhora a experiência do cliente integrando offline e online, gera uma relação de confiança. Nos marketplaces, apesar da expansão de ofertas de vários sellers, garantir o poder de escolha do consumidor enfatiza o cuidado com esta experiência.
Por fim, o fígital também ajuda na escalabilidade do seu marketplace. Isso porque seu negócio passa a estar presente em mais de um mercado, garantindo mais formas de consumo e rentabilidade. Dessa forma, o marketplace faz girar um ciclo virtuoso para negócios digitais.
Afinal, o seu negócio pode ser fígital? Veja a nossa conclusão no tópico a seguir.
Sim, todos os negócios podem ser fígital
Se a pandemia ensinou algo para o varejo foi a importância de adotar diversos meios de interação com o cliente e não depender apenas das lojas físicas para isso.
Mercados, farmácias, shopping centers e outros negócios precisaram acelerar a digitalização e adotar estratégias e ferramentas digitais para sobreviver. Com isso, viram a importância da convergência do físico com o digital nos marketplaces. Os shopping centers, inclusive, são considerados marketplaces, mas físicos. Então, ao agregar lojas de diversos segmentos e portes, aumenta a circulação de pessoas e escala o negócio.
Com o isolamento social imposto pela Covid-19, os shoppings buscaram alternativas para se manter ativo. Durante este período, alguns shoppings, como a Onstores, apostaram no marketplace como solução. Porém, hoje, o marketplace deixou de ser um paliativo para se tornar uma expansão do shopping. Para alguns lojistas, ter uma loja em shopping seria algo inacessível. Com os marketplaces isso muda. Afinal, as plataformas dos shopping não se limitam apenas para as lojas físicas. Dessa forma, os sellers podem ser de outras lojas, de qualquer lugar.
Agora que você já entende como o mundo fígital transformou o varejo e os shoppings, temos uma dica para você. Continue lendo!
Webinar vai debater fígital, marketplace para shopping center e mais
No dia 25 de agosto, às 11h, vamos promover o webinar gratuito “A força dos marketplaces de Shopping Centers na estratégia omnichannel”, na plataforma Zoom.
Na ocasião, o CEO da OmniK, Thiago Coelho, o executivo sênior da Maeztra, Renato Azevedo e o Head Comercial e de Expansão da Onstores, Gerson Silva, vão debater como o figital e o omnichannel impactam os shopping centers, de que forma o marketplace pode ser um caminho para a omnicanalidade, apontando os desafios e as oportunidades.
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