Saiba como as revendas em marketplaces estão desenvolvendo a cadeia de valor das indústrias e ampliando a conexão com os clientes
As revendas em marketplaces da indústria fortalecem o ecossistema e geram novas oportunidades de negócios. Ao contrário do que muita gente pensa, os revendedores não viram concorrentes entre si. Logo, não há conflito e rivalidade entre eles.
Hoje, as plataformas digitais ajudam a facilitar os processos industriais. Além de otimizar operações e estreitar laços entre os parceiros. Os marketplaces D2C, por exemplo, são grandes protagonistas nesse sentido.
Primeiramente, eles oportunizam que a indústria tenha outro canal de vendas. Sobretudo sem gerar atritos com as revendas e os parceiros.Consequentemente, a indústria consegue aumentar a conexão com os revendedores. Ao mesmo tempo, também se aproxima do consumidor final.
Ferramentas como o seller center, que permite gerir e controlar um marketplace, centralizam revendedores em um único canal. Assim, a indústria mantém contato com esses lojistas e distribuidores. Como resultado, escala o volume de clientes e fomenta a cadeia de vendas.
3 benefícios dos marketplaces para indústrias e revendas
A princípio, o marketplace reduz distâncias entre fábrica, vendedor e comprador. Logo, a indústria ganha várias vantagens ao desenvolver um marketplace. Entre elas, aumentar o alcance da marca e a margem de lucro. A seguir, confira mais benefícios.
#1 A indústria possibilita que os revendedores se livrem do custo de desenvolverem suas plataformas digitais
Em primeiro lugar, os revendedores deixam de ter diversos gastos. Por exemplo, eles não precisam custear uma plataforma digital própria. Nem arcar com as taxas e mensalidades que elas geram. Isso porque essas responsabilidades ficam exclusivamente com a indústria.
Por isso, eles não precisam se preocupar com a operação. Nem com a infraestrutura, o marketing e o embarque de sellers. Logo, os revendedores, que muitas vezes não têm uma loja virtual, ganham mais um canal de vendas.
Por outro lado, a indústria também ganha. Afinal, ela concentra todos os revendedores em uma única plataforma. Dessa forma, consegue atender mais clientes e controlar a operação.
#2 Os revendedores promovem seus produtos e as indústrias aumentam o portfólio de produtos
Uma grande vantagem para os revendedores é promover produtos gratuitamente. Ou seja, eles não precisam custear mídia paga nem divulgação. Basta apenas expor os produtos no marketplace da indústria. Sendo assim, é possível atrair novos clientes e novas conversões.
Já a indústria, com mais revendedores cadastrados para vender no marketplace, amplia o leque de ofertas e ativa o ciclo virtuoso. Isso significa que, quanto mais lojas estão vendendo no marketplace, mais vendas são geradas. Ou seja, a possibilidade do cliente comprar mais é maior.
Desse modo, a indústria pode deixar o consumidor mais satisfeito. E, ainda assim, não quebrar a rede de distribuição.
#3 A indústria estreita a relação com os parceiros e os clientes
Outro benefício é aproximar a indústria dos revendedores e clientes. Por exemplo, quando a indústria constrói parcerias sólidas, ela consegue impulsionar o alcance do produto e o faturamento dos intermediários.
Já quando a marca está mais próxima do cliente, é possível conhecê-lo para tomadas de decisão mais estratégicas.
Solução Dynamic Sellers da OmniK ajuda indústria e revendas
Uma solução da OmniK ajuda a indústria a gerar negócios para seus revendedores. Trata-se do Dynamic Sellers, que carrega o conceito de “uberização”.
Nesse modelo, a plataforma usa geolocalização para fazer uma varredura. Assim, identifica o seller que está mais perto do cliente. A dinâmica parece com uma solicitação de carro por aplicativos de transporte. Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil a compreensão.
Primeiramente, o comprador seleciona os produtos que deseja no marketplace. Em seguida, ele fornece o endereço e realiza o pagamento. Depois, o sistema rastreia e notifica o seller mais próximo.
Dessa forma, o cliente recebe o produto mais rápido. Sendo assim, a jornada de compra torna-se mais positiva. Como resultado, as chances do cliente voltar a comprar aumentam. Logo, a indústria consegue oferecer uma boa experiência e fidelizá-lo.
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