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Marketplace é um bom modelo de negócio para franquias?

Descubra como o marketplace é uma excelente oportunidade de negócio para as franquias aumentarem as vendas, os clientes e o faturamento.

O marketplace é um modelo de negócio que tem sido cada vez mais adotado pelas franquias. Com as lojas físicas fechadas nos momentos mais críticos da pandemia, o setor precisou se reinventar. Consequentemente, investir no comércio eletrônico. 

Por isso, as franquias lidaram com grandes desafios. Como manter a operação e o faturamento? De que forma continuar vendendo? Para resolver essas questões e tantas outras, os franqueadores atentos à transformação digital viram os marketplaces como solução. Principalmente para manter as vendas, os clientes e a qualidade. 

Prova disso é que uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising apontou que os e-commerces e marketplaces têm se consolidado como canais de venda. De 2020 para cá, o número de franquias que usam essas plataformas subiu de 69,7% para 72,2%. 

Portanto, o marketplace é uma tendência do varejo que veio para ficar. Se você é dono de franquia e está inseguro sobre transformar a sua marca em marketplace, continue lendo. 

Vantagens de ter um marketplace para franquias

O marketplace para franquias permite que todos saiam ganhando. Seja franqueador, franqueado ou cliente. Primeiramente, o franqueador consegue controlar melhor a operação da marca. A logística, o atendimento e a comunicação também.

Além disso, é possível saber o estoque de cada franqueado. E mais: a plataforma de marketplace permite gerenciar o ciclo dos pedidos e organizar os pagamentos aos franqueados. 

Outro benefício é captar dados capazes de direcionar a estratégia da cadeia de negócios. Por exemplo, ao mapear os produtos preferidos do público, o franqueador pode transformar essas informações em ações que geram experiências alinhadas às expectativas do cliente. Assim, é mais fácil decidir se é vantajoso oferecer fretes grátis, cupom de desconto, etc.

Já o franqueado ganha mais uma forma de vender. Como resultado, gira o estoque e melhora a saúde financeira. Outra vantagem é conquistar o consumidor pelo marketplace e trazê-lo para a loja física. Seja para trocar o produto ou experimentá-lo. Dessa forma, pode-se criar uma relação com o comprador e fidelizá-lo.

Por outro lado, o cliente tem facilidade para encontrar o que deseja. Além de analisar preços, comparar ofertas e prazos de entrega. Ele também pode escolher vários itens e pagar todos juntos. Ou seja, se ele selecionar produtos de franqueados diferentes, ele paga todos de uma vez.

É possível garantir o padrão e a qualidade das franquias?

Agora vamos falar de fornecedores. Ter bons fornecedores é um ponto crucial para vários negócios, concorda? Quando o assunto é franquia, essa preocupação é ainda maior. Afinal, esse fator influencia no padrão de qualidade da marca.

No marketplace para franquias, não é diferente. Logo, utilizar as mesmas matérias-primas e insumos ajuda a padronização. Como consequência, fica mais fácil controlar a qualidade dos produtos. Por isso, o franqueador deve ter seus fornecedores estruturados antes de transformar sua franquia em marketplace. 

Nesse cenário, o que ajuda é a homologação de fornecedores. Na homologação, os fornecedores são selecionados de acordo com os padrões estabelecidos pelo franqueador. Dessa forma, os franqueados só podem comprar insumos de fornecedores selecionados pelo dono do marketplace. 

No Seller Center da OminK, inclusive, há a opção de conectar fornecedores homologados aos franqueados em um único portal. Além disso, os franqueados podem cadastrar os produtos para vender no marketplace. Por sua vez, o franqueador tem autonomia para validar e aprovar a qualidade de todos. 

O futuro do varejo é omnichannel

Atualmente, 74% dos clientes preferem comprar online. Portanto, as franquias que almejam continuar relevantes precisam ser omnichannel. Ou seja, integrar os canais físicos (offline) com os digitais (online). Assim, o consumidor pode decidir onde, quando e como comprar.

Pelo que pesquisas indicam, esse é o futuro do varejo. Isso porque 77% dos consumidores esperam por uma experiência omnichannel. Como vemos, as franquias que desenvolvem os seus marketplaces saem na frente da concorrência. Além disso, conquistam mais clientes e ampliam o faturamento.

Dois bons exemplos disso são a Imaginarium e a Puket. Ao lançar seus marketplaces, as vendas das marcas triplicaram. Só no segundo trimestre de 2020, o crescimento foi de quase 500%. Enquanto isso, as vendas do terceiro trimestre giraram em torno de 300%.

Por tudo isso, o marketplace é um excelente canal de vendas para franquias. Agora que explicamos como essa ferramenta é poderosa, que tal considerar com atenção esse modelo de negócio? Ele pode ajudar a aumentar as vendas, os clientes e o faturamento da sua franquia. Para saber mais como transformar o seu negócio em marketplace, fale conosco clicando aqui

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