Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, promete preparar o varejo para a Black Friday. Saiba mais.
O Dia do Cliente, no dia 15 de setembro, é uma das datas de maior apelo comercial no varejo. Criado em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, a data valoriza os consumidores, razão de existir do comércio.
Ao contrário de outras datas do calendário varejista como o Dia dos Pais e Dia das Crianças, no Dia do Cliente todo mundo se torna público-alvo. Já que todos os segmentos são beneficiados. Inclusive é uma ótima ocasião para testar o seu marketplace para as grandes datas como a Black Friday e o Natal, bem como entender as estratégias que melhor funcionam para o seu negócio.
Em 2020, o Dia do Cliente e a Semana do Brasil resultaram em um faturamento de R$ 5,3 bilhões para o e-commerce brasileiro, um aumento de 65% em relação ao ano anterior, segundo uma pesquisa da Socialminer.
Portanto, é hora de traçar estratégias que valorizem a experiência dos clientes. Então, é importante preparar o seu marketplace para a ocasião. Quer saber como se aproximar dos consumidores e mostrar que a sua marca realmente se importa com eles? Continue lendo!
1. Ofereça descontos progressivos ou brindes
O que mais chama a atenção dos consumidores são cupons de descontos ou outros brindes. Logo, para manter um bom ticket médio do seu marketplace, priorize essa tática. Selecione com os sellers produtos para aplicar um descontos progressivos. Um exemplo: 10% na segunda peça, 15% na terceira e assim por diante. E deixe isso bem destacado em suas campanhas de mídia, ok?
Outra alternativa é presenteá-los com brindes, durante o Dia do Cliente. Portanto, pense no que os seus consumidores vão gostar mais. Chocolates, uma caneca ou uma amostra grátis de um produto do seu marketplace? Seja criativo e surpreenda seu público!
2. Capriche no atendimento
Um bom atendimento é fundamental para ter uma experiência de compra positiva e fazer com que o consumidor retorne, concorda? Sendo assim, use o Dia do Cliente a favor do seu marketplace como foco em fidelizar compradores para os próximos meses e datas comemorativas.
Para isso, ofereça um atendimento de qualidade e uma experiência integrada em todos os canais digitais e também no offline. Busque sempre responder com agilidade e sanar as dúvidas com empatia.
Lembre-se que os consumidores cada vez mais querem se sentir no foco do negócio. Portanto, invista em um atendimento omnichannel, proporcionando uma jornada de compra fluida e prazerosa para os usuários.
3. Dê atenção ao carrinho abandonado
Sabe aquele carrinho cheio de itens que o usuário monta ao navegar no seu marketplace, mas abandona quando chega na hora de finalizar a compra? A boa notícia é que há maneiras de converter essas desistências em vendas.
Para isso, tente reduzir as etapas de checkout do cliente e invista em e-mail marketing e remarketing. Por meio do e-mail marketing, é possível estabelecer uma comunicação mais direta com o potencial cliente, enviar um lembrete que os produtos selecionados estão em promoção, oferecer um desconto atrativo ou recomendar itens similares.
De acordo com a Business Insider, e-mails enviados em até três horas após um consumidor abandonar um carrinho têm uma taxa de abertura de 40% e 20% de cliques. Sabe o que significa? Uma taxa de até 20% de reversão.
Já com o remarketing você pode relembrar os produtos inseridos no carrinho em diversos anúncios pelas páginas visitadas e despertar novamente o interesse do usuário. Aqui vai outra dica: dê um bom destaque para o item, colocando uma imagem chamativa. Afinal, talvez o usuário não lembre o que ficou abandonado no carrinho.
4. Uma tática infalível: Que tal o frete grátis?
Você quer que o seu marketplace se destaque da concorrência? Invista em um diferencial como o frete grátis. Não é segredo para ninguém que o valor do frete é fator decisivo no momento da compra. Ele influencia diretamente na tomada de decisão e pode desestimular o cliente a fechar a compra.
Em contrapartida, um frete justo ou gratuito atrai e conquista clientes. Por esses motivos, estude sua estratégia de precificação e avalie se o frete grátis vai prejudicar sua operação. Ele vai comprometer o fechamento no final do mês? Vai interferir na margem de lucro?
Depois de entender esses e outros pontos, pense no que é viável para o seu negócio. Com a chegada do Dia do Cliente, que tal oferecer frete grátis para as compras realizadas na data ou durante a semana? Outra saída é estabelecer essa vantagem para determinadas regiões do Brasil ou compras acima de um determinado valor.
Para se ter ideia do poder do frete grátis, só no primeiro trimestre de 2021, 53% dos pedidos foram entregues sem que o comprador pagasse pelo frete.
5. Utilize as redes sociais como aliadas
As redes sociais são excelentes canais para se aproximar dos consumidores e atraí-los para o seu marketplace. Portanto, comece desde já a estruturar sua campanha para o Dia do Cliente e a traçar estratégias para fidelizá-lo.
Aproveite sua audiência e crie posts diversificados para o Dia do Cliente que interajam com o seu público. Vale também lançar promoções exclusivas para os seguidores, anunciar produtos de destaque, ressaltar a importância de tê-los como clientes, personalizar um meme de acordo com o nicho do seu marketplace e por aí vai.
Outra saída para aumentar o engajamento é promover concursos e até mesmo compartilhar depoimentos e fotos de clientes satisfeitos.
Conclusão
O Dia do Cliente é a oportunidade ideal para trazer seu consumidor para mais perto do seu marketplace, melhorar as vendas e ampliar o faturamento. Para isso, é imprescindível entender o comportamento do seu cliente para conseguir surpreendê-lo.
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